Blog da REBOB

ANA e CPRM assinam acordo para capacitação mútua de servidores em Hidrologia



Barreto e Andreu (da esq. para a dir.) assinam ACT

Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA



A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) assinaram nesta terça-feira, 3 de junho, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para qualificação mútua, em Hidrologia, dos servidores das instituições. Com duração inicial de cinco anos, a parceria busca promover cursos para qualificação técnica dos quadros da ANA e do CPRM com um foco na gestão da Rede Hidrometeorológica Nacional. Além disso, o Acordo prevê viabilizar a participação dos servidores em cursos realizados por outras instituições tanto no Brasil quanto no exterior.


Entre as atividades previstas no ACT, está a organização de cursos e treinamentos sobre coleta e análise de dados, como: nível, vazão, qualidade de água, sedimentos e chuvas. Além disso, o Acordo prevê simpósios e campanhas especiais de monitoramento. Por parte da Agência Nacional de Águas, assinou o diretor-presidente Vicente Andreu. Pelo CPRM, o diretor-presidente Manoel Barreto firmou o ACT na reunião na sede da ANA, em Brasília.


A Agência Nacional de Águas e o Serviço Geológico do Brasil atuam conjuntamente no monitoramento de rios do Brasil, como na Amazônia, onde o CPRM opera estações fluviométricas (que monitora rios) e pluviométricas (chuvas) da ANA.


Monitoramento hidrometeorológico


A Rede Hidrometeorológica Nacional da Agência possui mais de 4,5 mil estações de monitoramento, de diferentes tipos, em todo o País. Por meio de sua Sala de Situação, em Brasília, a ANA acompanha as tendências hidrológicas dos principais rios e reservatórios nacionais e desenvolve ações de prevenção que permitem identificar possíveis eventos críticos – cheias e secas, por exemplo – e adotar antecipadamente medidas para reduzir seus impactos. Para acessar dados da Rede, acesse: www.ana.gov.br/telemetria.


Texto: Raylton Alves - ASCOM/ANA

Para mais informações: www.ana.gov.br








0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page