Blog da REBOB

AGEVAP realiza o Seminário Brasil-Alemanha de Recursos Hídricos



A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) realizou no dia 26 de agosto de 2014, em sua sede, na cidade de Resende (RJ), o Seminário Brasil-Alemanha de Recursos Hídricos, que contou com a presença de mais de 90 participantes e proporcionou o enriquecimento da discussão em torno dos usos múltiplos das águas, com troca de experiências e informações sobre tecnologia e acompanhamento das ações entre os dois países.

Apontada como referência internacional em gestão de recursos hídricos, a Alemanha esteve representada no evento, pelos doutores Lars Ribbe e Georg Meier, do Instituto para Tecnologia e Gestão de Recursos nos Trópicos e Subtrópicos, da Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia, pelo consultor e diretor da empresa Steinhardt Tecnologia para as Águas Ltda., Jörg Steinhardt e pela pesquisadora Sandra Haltmayer, da Fundação Steinbeis.

Dentre os temas do Seminário, os palestrantes fizeram exposições sobre a gestão dos recursos hídricos na Alemanha, o modelo do tratamento de águas pluviais através de instalações executadas para proteger o ambiente reduzir inundações e o processo de transferências de tecnologias e conhecimentos já promovidos entre o Brasil e a Alemanha, através da Fundação Steinbeis. Entretanto o destaque ficou com a palestra do Dr. Georg Meier, cujo tema foi “Biomonitoramento na Alemanha: avaliação e gestão de rios e cursos d’água”.

A delegação alemã estava acompanhada de mais cinco pesquisadores de outras nacionalidades, que desenvolvem pela Universidade de Colônia, desde o início de 2014, o projeto INTECRAL, na região hidrográfica do rio Dois Rios, na região serrana fluminense e, na oportunidade do evento, visitaram o sistema Light, no município de Piraí (RJ), onde puderam conhecer o processo de geração de energia de uma das mais populosas regiões do Brasil e entender como se dá a transposição de águas do rio Paraíba do Sul para o rio Guandu, que abastece mais de 80% da região metropolitana do Rio de Janeiro. A visita foi acompanhada pelo diretor executivo da AGEVAP, André Luis de Paula Marques.

O Brasil também esteve bem representado no evento, contando com as presenças do superintendente adjunto de apoio à gestão de recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Victor Sucupira, que falou sobre o funcionamento do Sistema de Recursos Hídricos no Brasil e do secretário de recursos hídricos e ambiente urbano do Ministério do Meio Ambiente, Dr. Ney Maranhão, que abordou a gestão das Bacias Hidrográficas no Brasil, apontando a importância e responsabilidade dos Comitês de Bacias Hidrográficas como peças fundamentais para a implementação das ações de recuperação e manutenção dos recursos hídricos no país.

O balanço do Seminário foi bastante positivo, por parte da organização, e pôde estabelecer parâmetros para a realização de futuros eventos com a participação de instituições internacionais e contou com o apoio da Caixa Econômica Federal e do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), como patrocinadores, além das instituições alemãs que permitiram a visita de seus representantes e da Light S.A.

Para mais informações: www.ceivap.org.br


0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page