Blog da REBOB

Participantes de seminário de recursos hídricos visitam e conhecem o projeto “Águas para o Futuro” d




Entre os dias 28 e 29 de agosto foi realizado em Nova Friburgo um seminário de recursos hídricos promovido pelo Projeto de Integração de Eco-tecnologias e Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio de Janeiro (Intecral), uma cooperação técnica entre a Secretaria Estadual de Agricultura (através do Programa Rio Rural) e o Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF).


Com duração prevista até 2017, esta parceria tem como objetivo promover a transferência de tecnologias sustentáveis e adequadas à agricultura familiar, com o apoio de universidades brasileiras e alemãs, pequenas e médias empresas estrangeiras e instituições governamentais. O investimento do país europeu é de R$ 9,2 milhões em pesquisas em nível de pós-graduação stricto sensu e na criação de soluções para melhorar a produtividade dos agricultores. Durante este período o projeto pretende adaptar tecnologias de colheita da cana-de-açúcar, combater a degradação de solos, implantar sistemas de tratamento de esgoto em vilas rurais, de monitoramento de água e de parâmetros meteorológicos, beneficiando os municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Trajano de Moraes, Porciúncula, São José de Ubá, Varre-Sai, Campos dos Goytacazes, entre outros.


O seminário reuniu pesquisadores estrangeiros, agricultores, membros dos Comitês Rio dois Rios e Macaé e das Ostras, INEA, Emater-Rio, Pesagro-Rio, Defesa Agropecuária, Fiperj, Ceasa-RJ, Ibelga (Instituto Bélgica – Nova Friburgo), empresa Águas de Nova Friburgo, Agevap (Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul), Prefeituras, Universidades, técnicos do poder público e outros atores que nesses dois dias discutiram sobre mecanismos de gestão de informações, tecnologias e sistemas em áreas rurais da Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios, que abrange municípios das regiões Serrana, Norte e Noroeste Fluminense.


No último dia do evento pesquisadores do Intecral e técnicos do Rio Rural visitaram o Colégio Estadual José Martins da Costa, no distrito de São Pedro da Serra, onde foi desenvolvido o projeto de educação ambiental “Águas para o futuro”, do Comitê da Bacia Hidrográfica Macaé. Águas para o Futuro é o primeiro programa de educação ambiental do CBH Macaé totalmente financiado com recursos da cobrança do uso da água. Tendo como proposta produzir e divulgar informações sobre a realidade socioambiental local, fortalecendo a participação da comunidade nas políticas públicas referentes a gestão das águas e do território, o projeto foi realizado por alunos que se dividiram nos laboratórios de análise das águas, geotecnologias e linguagens. Ao final, um panorama da saúde da microbacia foi apresentado demostrando que atualmente a microbacia do rio São Pedro possui 66,1% de cobertura florestal, que 10,3% são áreas produtivas e 4% apresentam ocupação humana. Através das visitas de campo os alunos criaram, no laboratório de geotecnologias, um mapa indicativo contendo os cursos d’água, os pontos próprios e impróprios para banho, as nascentes e os reservatórios de água, integrando ao trabalho do grupo que faz a análise das águas realizadas mensalmente. O laboratório de linguagens criou um site e um vídeo sobre o projeto (www.aguasparaofuturo.com.br) e produziu um folder com os objetivos do projeto e o mapa que será uma ferramenta de informação para a comunidade local. O programa ainda auxiliou 50 agricultores fazendo os mapas das suas propriedades e realizou 215 análises da qualidade das águas para a comunidade.


Para mais informações: www.cbhmacaeostras.eco.br


0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page