Blog da REBOB

No dia do Consumo Consciente, WWF-Brasil lança Guia inédito


15 de outubro foi o Dia do Consumo Consciente. A data nacional foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente para despertar a atenção sobre esse tema que impacta diretamente na conservação da natureza. Por considerá-la relevante para conscientizar a população brasileira sobre o uso de recursos naturais e bens de consumo, o WWF-Brasil lança um guia para qualquer pessoa se tornar um consumidor responsável. Em formato de cartilha, a publicação traz dicas simples de serem colocadas em prática no dia a dia (baixe no link ao lado).

Elaborada pela equipe do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis, o conteúdo traz sugestões para o consumo dividido em sete temas do nosso cotidiano: Mobilidade, Eletroeletrônicos, Água, Alimentos, Produtos Madeireiros, Energia e Lazer.

Além de consciente a respeito do que você consume, é preciso ser responsável e sustentável. Isso significa escolher o que consumir a partir de uma avaliação do impacto gerado na sociedade e no meio ambiente. Saber de onde vem os produtos, como foram produzidos e o destino dado aos resíduos (lixo) são algumas atitudes que cada um de nós pode tomar. Consumo é diferente de consumismo. Não compre por comprar. Reflita antes de adquirir um produto.

O WWF-Brasil acredita que qualquer pessoa pode ser um consumidor sustentável. Para isso, além de seguir as dicas dos especialistas, basta colocar em prática os 7 Rs. Repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar e reciclar. Para descobrir qual é o sétimo R, basta ler o Guia.

Escassez de recursos

O mundo passa por transformações bruscas e os impactos ambientais causados pelo homem se agravam com o passar do tempo. E as consequências podem ser irreversíveis. Cada vez mais a humanidade consome de forma irracional os recursos naturais disponíveis. Há, por exemplo, uma estimativa alarmante que 70% da água do Brasil é desperdiçada, do uso doméstico desregrado à produção alimentos.

Atualmente, a Pegada Ecológica da humanidade é de quase dois planetas por ano. No Brasil, esse número é de 1,6 planeta. Essa ferramenta é uma forma de medir como estamos cuidando da Terra, levando em conta como consumimos a capacidade de produção global.

São dados extremamente preocupantes e o poder que cada pessoa tem para mudar esse cenário é imenso. Desde o ato de usar a água em casa, o meio de transporte escolhido, até a compra de um produto ou contratação de um serviço, pode influenciar e diminuir os impactos socioambientais gerados pelo consumo.

Pare, pense... e só depois consuma!

Lembre-se sempre. Antes de comprar ou adquirir um produto, é importante fazer algumas perguntas para si mesmo. A compra consciente pode ajudar a reduzir a Pegada Ecológica e ajudar a causar menos danos ao mundo que habitamos.

- Necessito, mesmo, desse produto ou serviço? - Ele é econômico? Não poluente? É reciclável? - Seus ingredientes ou componentes são obtidos respeitando-se a conservação do meio ambiente e da saúde humana? - Ele é seguro? - A empresa respeita os direitos dos trabalhadores? - A empresa respeita os direitos do consumidor? A decisão é sua! Se cada um fizer a sua parte pelo meio ambiente, garantimos um mundo mais verde para nós e para as futuras gerações.


Para mais informações: www.wwf.org.br

0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page