
VAZÃO
É o volume de água que passa por uma seção de um rio ou canal durante uma unidade de tempo. Usualmente é dado em litros por segundo (l/s), em metros cúbicos por segundo (m3/s) ou em metros cúbicos por hora (m3/h). Sinônimo: CAUDAL.
VAZÃO DE DILUIÇÃO
É a parcela da vazão do corpo receptor necessária para diluir um lançamento de efluentes. A vazão de diluição do corpo receptor deve ser tal que a mistura resultante não ultrapasse a concentração máxima permitida pelo enquadramento do respectivo trecho. O uso da água para a diluição de efluentes deve ser outorgado.
VAZÃO DE REFERÊNCIA
É a vazão que serve de referência para definir a vazão máxima instantânea outorgável em um ponto da bacia. Essa vazão é composta para uma parte outorgável e uma parte que deve ser mantida no rio para fins de usos múltiplos.
VAZÃO ECOLÓGICA
É a vazão mínima necessária em um curso d'água para garantir a preservação do equilíbrio natural e a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos.
VAZÃO ESPECÍFICA
É a vazão por unidade de área, ou seja, a relação entre a vazão em uma seção e a área da bacia na mesma seção, expressa em l/s/Km2.
Fonte: http://www.em.ufop.br/ceamb/petamb/cariboost_files/glossario_20recursos_20hidricos.pdf