Blog da REBOB

CBH Rio das Velhas realiza reuniões públicas para discussão do programa de ações do Plano Diretor de



O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) é um órgão colegiado, deliberativo e normativo, com atuação na área territorial compreendida pela bacia hidrográfica do Rio das Velhas, integrante do Sistema Federal e Estadual de Recursos Hídricos. A bacia hidrográfica do Rio das Velhas é o maior afluente em extensão da bacia hidrográfica do Rio São Francisco e está localizada na região central do estado de Minas Gerais. No total são 51 municípios que integram a bacia abrigando uma população aproximada de 4.885.442 habitantes. Estes municípios têm uma importância econômica (42% do PIB estadual) e social significativa em função de sua localização, que inclui a maior parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Mais de 60% da água consumida em Belo Horizonte provêm de mananciais do Alto Rio das Velhas.


Iniciado em dezembro de 2012, a atualização do Plano Diretor de Recursos Hídricos da bacia hidrográfica do Rio das Velhas (PDRH Rio das Velhas) está em fase de conclusão. O PDRH Rio das Velhas é importante por ser a ferramenta legal que orienta o licenciamento ambiental dos empreendimentos na bacia. É o Plano que diz o que pode acontecer, o que é permitido, quando e onde existe capacidade ambiental na bacia para que um empreendimento se instale sem comprometer a qualidade ambiental e de vida.


O PDRH Rio das Velhas está sendo revisado e atualizado num arranjo institucional que apresenta uma série de avanços importantes na gestão de recursos hídricos em Minas Gerais e no Brasil. Um dos principais marcos deste trabalho é o fato do mesmo ser custeado com recurso da Cobrança pelo Uso da Água. Isto confere ao CBH Rio das Velhas papel de destaque no acompanhamento dos trabalhos, e possibilita outro fato marcante: o contratante é uma Agência de Bacia (AGB Peixe Vivo) que, através de licitação pública, contratou o Consórcio das empresas Ecoplan Engenharia e Skill Engenharia para a elaboração dos trabalhos. Deve-se destacar ainda o imprescindível acompanhamento da atualização do Plano pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

Para mais informações: http://cbhvelhas.org.br


0 visualização

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos