Blog da REBOB

Projeto realizará o monitoramento das nascentes dos afluentes e do Rio São João




Em novembro de 2014 o CILSJ fechou com o ICMBIO e o INEA mais uma parceria visando estabelecer um Programa de Monitoramento físico-químico e bacteriológico nos rios da Bacia do São João.


O programa denominado Projeto Aqua São João realizará o levantamento das nascentes dos afluentes e do rio São João através de mapas e visitas de campo onde serão realizadas análises fisico-química e biológica da água e o levantamento com registro fotográfico das características do local. Após essa etapa mapeará e validará os vetores de pressão da bacia que servirão de base para a definição dos pontos de monitoramento. Definidos os pontos, os parâmetros a serem monitorados e a periodicidade será elaborado um Plano de Coleta e Análise das amostras, definindo a logística, responsabilidades, horários de coleta, entre outros detalhes necessários para a realização do trabalho. Todas as análises serão realizadas em laboratório credenciado pelo INEA.


Ações de educação ambiental também estão previstas no programa e serão voltadas para a divulgação e comunicação dos resultados do projeto, com foco na conscientização da população para a conservação dos rios e reintegração da população ao patrimônio natural contribuindo para o fortalecimento da gestão das águas da Bacia do Rio São João e auxiliando no cadastramento de usuários para regularização dos usos, manejo de pastagem, conservação de nascentes, entre outros.

A primeira etapa do projeto que consiste na aquisição de equipamentos, veículos, definição do laboratório credenciado pelo INEA e treinamento do técnico responsável, já está em andamento. Obiólogo Patrick Pietra Stanisci, técnico contratado pelo CILSJ para atuar neste projeto, está providenciando tudo o que é necessário para que o trabalho de campo seja iniciado em janeiro de 2015. Também atuarão no Projeto Acqua o biólogo Mário Flávio Moreira e a técnica em Geoprocessamento Marília Martins. Para mais informações: http://www.lagossaojoao.org.br/index-1.html

0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page