Blog da REBOB

Comitê Araranguá/SC comemora conquista da última fase do Plano de Bacia



O Comitê Araranguá é o único no Estado que está com seu Plano em andamento. Os estudos visam garantir e preservar a qualidade e quantidade das nossas águas em curto, médio e longo prazo. As ferramentas propostas no planejamento serão colocadas em prática junto dos mais de 330 mil moradores dos 16 municípios da bacia.


O Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS), esteve reunido na tarde desta quinta-feira, dia 23 de abril, na sede da Epagri, com as 45 entidades membro do Comitê Araranguá a fim de aprovar a Etapa B do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá.


"Em agosto de 2013 deu-se início aos trabalhos do Plano. Desde então, caminhamos bastante, sempre contando com a participação intensa de vários atores sociais. Chegamos à última fase. A parte mais árdua de levantamento de dados foi concluída e compilada nos relatórios apresentados pela Empresa Profill. O grupo de acompanhamento fez todas as análises e junto do Comitê deu seu parecer parcial e final. Estamos satisfeitos com os resultados até aqui", disse o técnico da SDS, Vinícius Tavares Constante.


O presidente do Comitê Araranguá, Davide Tomazi Tomaz reforça que nenhum planejamento é estanque. "Há qualquer momento os estudos, após finalizados, podem ser revistos. No momento que ocorrer algum acontecimento ou empreendimento que cause impacto ambiental é necessário uma revisão, já prevista na legislação para ocorrer de forma periódica", lembra ele.


A Etapa B iniciou no segundo semestre de 2014 e está encerrando neste primeiro semestre de 2015. Durante esse tempo, eventos públicos falaram da situação atual das nossas águas, apresentando a situação futura da qualidade e quantidade com apresentação dos balanços, contando com efetiva participação social. Ao todo, foram 14 eventos envolvendo os 16 municípios.


De acordo com o gestor ambiental da Profill Engenharia e Ambiente, Christhian Cunha, o processo do planejamento entra na Etapa C, a última fase dos estudos. "Chegou o momento de construção do Plano, onde vai constar o estabelecimento de metas de ações estratégicas e necessárias; elaboração de um programa de investimento de curto prazo; diretrizes para implementação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos da bacia e monitoramento de implantação do Plano Estratégico de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá", adianta ele.

Para mais informações: www.aguas.sc.gov.br

0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page