Blog da REBOB

Região do Baixo Atibaia/SP também entrará em estado de restrição para a captação de água



O novo boletim da Sala de Situação PCJ do dia 24, colocou além do Rio Camanducaia, a região do Baixo Atibaia em estado de restrição para as captações outorgadas. A medida passou a valer a partir da 0h do dia 25. A região do Alto Atibaia e da sub-bacia do Jaguari seguem em estado de alerta, quando não há restrição às captações.


O Baixo Atibaia apresentou vazões médias de 3,24m³/s, estando abaixo de 3,5 m³/s, caracterizando o estado de restrição. Pela Resolução ANA/DAEE Nº 50 – 21/01/2015, os serviços de abastecimento público devem reduzir em 20% do volume diário outorgado, enquanto os setores industrial e rural terão de reduzir em 30%.


De acordo com a Sala de Situação, os municípios que podem ser impactados são: Americana, Campinas, Jaguariúna, Nova Odessa, Paulínia, Valinhos e Vinhedo.


O Consórcio PCJ recomenda racionalização do consumo de água, uma vez que estamos em um período de chuvas escassas e muita atenção às restrições, pois, o não cumprimento dessas regras é passível de fiscalização e autuação pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE). No dia 27, a Sala de Situação atualizará o boletim sobre a situação dos mananciais.


Chuvas são aguardadas entre hoje e amanhã no Estado de São Paulo, com a chegada de uma frente fria. Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas Climáticas Aplicadas Agricultura (Cepagri/Unicamp) essa massa de ar deixará o céu entre parcialmente nublado e nublado com pancadas de chuva no centro-sul e leste, nessa segunda-feira. Amanhã, a nebulosidade continuará elevada com chuvas ocasionais no leste e os maiores volumes ocorrerão no Vale do Ribeira. Na quinta-feira, outra frente fria atuará no Estado provocando pancadas de chuvas. A torcida é para que essas precipitações melhorem as já tão comprometidas vazões dos rios nas Bacias PCJ.


Entenda as regras


Em virtude do baixo nível dos rios, foram estabelecidas regras de uso para quem retira água diretamente dos rios Camanducaia, Jaguari, Atibaia, Cachoeira, Atibainha e afluentes. No site da Sala de Situação PCJ (www.sspcj.org.br) serão publicadas todas as segundas e quintas-feiras as áreas das Bacias PCJ que estão em Estado de Alerta ou Restrição.


Pela Resolução Conjunta ANA/DAEE Nº50, foram definidos cinco pontos de medição das vazões dos Rios que farão parte dessa regra, no qual a região a montante desses pontos deverão respeitar os estados de Sem Restrição, Alerta e Restrição. Veja abaixo as vazões consideradas de restrição para cada uma das regiões assinaladas:


Alto Atibaia – ponto de medição Captação Valinhos no Rio Atibaia: Quando a vazão média dos últimos 3 dias no Posto Fluviométrico for menor ou igual a 4m³/s, toda a região do Alto Atibaia entrará em Estado de Restrição.


Baixo Atibaia – ponto de medição Acima de Paulínia: Quando a vazão média dos últimos 3 dias o Posto Fluviométrico for menor ou igual a 3,5m³/s, toda a região do Baixo Atibaia entrará em Estado de Restrição.


Camanducaia – ponto de medição Dal Bo: Quando a vazão média dos últimos 3 dias no Posto Fluviométrico for menor ou igual a 1,5m³/s, toda a região do Camanducaia entrará em Estado de Restrição.


Jaguari – ponto de medição Foz do Jaguari: Quando a vazão média dos últimos 3 dias no Posto Fluviométrico for menor ou igual a 2m³/s, toda a região do Jaguari entrará em Estado de Restrição.


Montante Cantareira – ponto de medição Pires: Quando a vazão média dos últimos 3 dias no posto Fluviométrico for menor ou igual a 2m³/s, toda a região da Montante do Cantareira entrará em Estado de Restrição.

Para mais informações: http://agua.org.br

0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page