Blog da REBOB

Agência das Bacias PCJ, Sanasa e Fundespa firmam o primeiro contrato sobre reúso da água nas Bacias



A Agência das Bacias PCJ, a Sanasa e a Fundespa (Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas) estão anunciando um novo acordo que visa otimizar o tratamento de efluentes da ETE Capivari II, em Campinas.


Vale lembrar que, hoje, a Sanasa por meio da Estação de Tratamento de Esgoto Capivari II já fornece água proveniente de reúso para o Aeroporto de Viracopos, e, mediante novo acordo com a Agência das Bacias PCJ, o objetivo é desenvolver ações para deixá-la totalmente potável, seguindo todas as exigências da legislação competente possibilitando a sua inserção na rede de abastecimento público.


“Atualmente, a legislação não permite a inserção da chamada ‘água de reuso’ diretamente na rede de abastecimento das cidades. A ideia é que a água seja tratada a ponto de atender a legislação sobre potabilidade da água e ao final seja produzida uma minuta de lei para serem encaminhadas aos órgãos gestores e aos Conselhos de Recursos hídricos visando a alteração da mesma”, explica Sergio Razera, diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ.


Além disso, segundo Razera, o reaproveitamento da água mediante tratamento regulamentado é uma ação que condiz com o enfrentamento da crise hídrica. “Esse será o primeiro contrato, no âmbito dos Comitês PCJ, que tratará de reúso, e, como tal, não deixa de ser uma resposta do Comitê no que tange às medidas para enfrentarmos a crise hídrica propondo, efetivamente, soluções".


Todo este processo de tratamento dos efluentes que é bastante usado em outras partes do mundo, é bastante sofisticado e bem mais caro que os atualmente existentes no Brasil, será quantificado e bem detalhado tecnicamente para que todas as empresas de água e esgotos das Bacias PCJ e do país possam ter conhecimento e possam decidir sobre a sua aplicabilidade em seus municípios.


O novo contrato entre a Agência das Bacias PCJ e a Fundespa será assinado no dia 11 de setembro, às 15h, no gabinete do prefeito de Piracicaba e presidente dos Comitês PCJ, Gabriel Ferrato, e contará também com a presença de Arli de Lara Romeo, presidente da Sanasa Campinas, e do professor Ivanildo Hespanhol, do CIRRA/USP, que é um dos profissionais mais competentes nesses processos de tratamento do Brasil.

Para mais informações: www.agenciapcj.org.br

0 visualização

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos