Blog da REBOB

Pagamento por Serviços Ambientais é tema de publicação lançada pela TNC e parceiros



O livro “Produtor de Água no PCJ - Pagamento por Serviços Ambientais - lições aprendidas e próximos passos”, publicação que aborda o tema pagamento por serviços ambientais (PSA) e cuja edição foi coordenada pela The Nature Conservancy, traz as experiências do projeto Produtor de Água nas Bacias PCJ.


Resultado de um trabalho de instituições que viabilizaram uma experiência piloto de pagamento por serviços ambientais no Estado de São Paulo, o esforço para elaborar a publicação envolveu entidades relevantes na temática da gestão dos recursos hídricos no cenário nacional, como a Agência Nacional de Águas, os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ, dentre outros parceiros que colaboraram nas diversas etapas do processo de produção do livro.


O projeto dá destaque ao PSA, uma importante ferramenta de conservação de recursos hídricos em uma região de grande importância para a segurança hídrica da Região Metropolitana de São Paulo - o Sistema Cantareira. Entre os principais objetivos do PSA estão o aumento da cobertura vegetal nas sub-bacias hidrográficas, a redução dos níveis de poluição difusa rural, a difusão do conceito de manejo integrado de vegetação, solo e água e a garantia da sustentabilidade socioeconômica e ambiental dos manejos e práticas implantadas por meio de incentivos financeiros aos proprietários rurais.


Sob a coordenação do professor Ricardo Viani e do Especialista em Conservação da The Nature Conservancy, Henrique Bracale, o livro foi idealizado de forma a registrar todas as etapas do projeto e, principalmente, pretendeu retratar o aprendizado obtido ao longo de quase dez anos de trabalho.


Entre outros objetivos, a experiência deve estimular novos projetos de fortalecimento da infraestrutura verde no Brasil e no mundo, incentivar os produtores rurais para que adotem práticas conservacionistas dentro de suas propriedades e promover uma mudança na sociedade, assegurando a conservação do solo e da água, fundamentais para a qualidade de vida.


Link: Produtor de Água no PCJ Lições Aprendidas

Para mais informações: www.agenciapcj.org.br

0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page