Blog da REBOB

Conselho do Parque Nacional Grande Sertão Veredas discute situação dos rios da região


O rio Carinhanha é um divisor natural dos estados de Minas Gerais e Bahia, intensamente citado na obra de Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”. Apaixonado por essa região de beleza única no coração do Cerrado brasileiro, o escritor via o Sertão como importante fonte de água e entendia que conservá-lo era um meio de preservar um dos patrimônios brasileiros. E ele estava certo!

O Carinhanha é o quinto maior afluente do famoso Velho Chico, aumentando em 20% o volume de suas águas. Foi também considerado, por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o segundo rio mais rico em diversidade de peixes dentre os afluentes do São Francisco na região de Minas Gerais. Ao todo, são mais de 100 espécies diferentes de peixes que vivem no seu leito. No entanto, o Carinhanha e seus afluentes que correm no oeste baiano podem sofrer com até 23 barramentos para geração de energia.

Essa ameaça foi um dos temas discutidos na reunião do conselho do Parque Nacional Grande Sertão Vereda, na cidade de Côcos-BA, nos dias 05 e 06 de abril.

Nelson Miclos, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Côcos, demonstrou preocupação com a qualidade e quantidade das águas na região e salientou que outro grande impacto é a captação exagerada de água para irrigação por pivô central. “Para se ter uma ideia do volume de captação da água, as tubulações que estão sendo instaladas cabem dentro um homem em pé”, lamenta. Segundo ele, esta captação ocorre, principalmente, no rio Itaguari, principal afluente do rio Carinhanha, mas esse problema é recorrente em outros rios da região.

A intensificação do desmatamento em áreas do Cerrado é também uma ameaça ressaltada pelos membros do Conselho, dentre eles representantes da sociedade civil, de órgãos públicos, de universidades e de organizações de base comunitária.

Kolbe Soares, analista de conservação do Programa Cerrado Pantanal do WWF-Brasil, faz coro ao debate afirmando que “apesar da existência de um Mosaico de Unidades de Conservação, que incentiva um modelo de desenvolvimento sustentável no território, infelizmente, o desmatamento ilegal no Cerrado não está sendo contido. É comum, inclusive, ver a destruição no interior de áreas protegidas de uso sustentável, em total desrespeito às leis ambientais”.


Como forma de conter esse quadro, Kolbe aposta que uma das prioridades é “o fortalecimento e funcionamento dos conselhos das UCs, uma vez que este é um instrumento de participação da sociedade na gestão e implementação das áreas protegidas do bioma Cerrado”.

Outro tema discutido durante o encontro foi a renovação da Secretaria Geral do Conselho do Parque, em que o WWF-Brasil foi a organização eleita para compor o assento em substituição à Fundação Pró-Natureza (Funatura), que cumpriu nos últimos anos dois mandatos consecutivos.

Reunião do conselho do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu

Nos dias seguintes da reunião, 07 e 08 de abril, também em Côcos-BA, foi realizada a 24ª reunião do conselho consultivo do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu, em que as principais deliberações foram a realização de um seminário, em agosto, sobre o uso do solo e da água no território. O objetivo definido para esta agenda é debater e buscar soluções relacionadas aos desmatamentos e uso inadequado dos recursos hídricos.

Na ocasião, também foi criado um Grupo de Trabalho para os gestores das UCs compartilharem informações e ações com vistas ao melhoramento da gestão integrada das UCs do Mosaico, como medida para atender a uma lacuna identificada no estudo do WWF-Brasil sobre a Gestão Integrada de Áreas Protegidas: uma análise da efetividade de mosaicos.


Para mais informações: www.wwf.org.br

0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page