Blog da REBOB

8º Fórum Mundial da Água é apresentado em evento em Cartagena, Colômbia


Durante o XXXV Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental AIDIS e o 59° Congresso Internacional de ACODAL, eventos que ocorreram na cidade de Cartagena, Colômbia no período de 23 a 25 de agosto, os Governadores brasileiros do Conselho Mundial da Água, Newton Azevedo, Ricardo Andrade e Lupercio Ziroldo Antonio e o Diretor da Agência Nacional de Águas Ney Maranhão apresentaram aos participantes como está se desenvolvendo a organização do 8º Fórum Mundial da Água que acontecerá na cidade de Brasília, Brasil, em março de 2018, destacando aos mais de 1.500 presentes no evento a importância do engajamento de todos neste que é o maior evento de águas do planeta.


Ricardo Andrade apresenta 8º Fórum Mundial da Água


Em uma das Mesas do evento, Ricardo Andrade, Governador do Conselho e Superintendente da ANA, fez um relato no início do evento sobre toda a sistemática de organização e realização do 8º Fórum no Brasil e destacou pontos importantes deste evento como o fato do mesmo estar sendo realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul e o fato do mesmo abordar de forma transversal o tema da sustentabilidade.


Newton Azevedo apresenta Projeto Rumo a Brasília


Na mesma mesa, Newton Azevedo, Governador do Conselho Mundial da Água, abordou o processo de organização para o sucesso do 8º Fórum Mundial no Brasil, com ênfase no projeto RUMO A BRASILIA constituído por vários encontros e eventos em cidades do Brasil e da América do Sul onde o cidadão comum poderá participar e contribuir para toda a temática do 8º Fórum em várias atividades que se desenvolvem em 4 dias nestas cidades. Newton destacou a importância da participação e divulgação do RUMO A BRASILIA dado que nestes encontros, importantes documentos serão relatados e contribuirão de forma abrangente para os resultados a serem alcançados no 8º Fórum em Brasília em 2018.


Ney Maranhão apresenta Processo Regional do 8º Fórum Mundial da Água


Ainda no evento, em outro momento, o Diretor da ANA, Ney Maranhão, fez a apresentação do desenvolvimento do Processo Regional, um dos Processos na organização do 8º Fórum. Destacou a importância de um documento regional das Américas para as águas dentro deste cenário, conclamando a todos os participantes presentes de mais de 20 países, a participação neste Processo Regional.


Lupercio Ziroldo Antonio apresenta Fórum Cidadão do 8º Fórum Mundial da Água


Na mesma mesa, Lupercio Ziroldo Antonio, Governador do Conselho Mundial e Presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas, REBOB, apresentou o Processo Cidadão, também um dos Processos de organização do 8º Fórum. Apontou para a importância de toda a sociedade nas atividades e ações antes, durante e depois do 8º Fórum de tal forma a solidificar a participação das pessoas nos processos de gestão participativa e integrada dos recursos hídricos, seja no Continente americano ou em qualquer lugar do planeta.


PNJA se reúne com Governadores do Conselho Mundial da Água


O evento em Cartagena ainda contou com o impulso ao movimento dos jovens pela água, do PNJA, em específico do Parlamento Latino Americano e Caribenho da Juventude pela Água, que deverá se fortalecer a cada dia nos processos de cuidar de nossas águas de forma abrangente, integrada e participativa.


Como ponto importante ainda, o evento da Colômbia trouxe a Sra. Rigoberta Manchú, Prêmio Nobel da Paz em 1992 da Guatemala, que realizou uma Conferência e participou de várias reuniões, sempre destacando a relação da água com a paz.


Como destaque final, o evento teve a eleição da Diretoria da AIDIS e o Brasil participa da Diretoria com Paulo Robson da Silva Samuel que é nosso representante pelos Comitês de Bacia no Conselho Nacional de Recursos Hídricos.


Diretoria da AIDIS





0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page