Blog da REBOB

MG vai sediar evento internacional sobre Bacias hidrográficas


O VI Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas acontece na Universidade Federal de Uberlândia, em julho deste ano.


A Universidade Federal de Uberlândia vai sediar o VI Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas. O evento - em sua sexta edição – acontece na cidade de Uberlândia (MG) , de 11 a 15 de julho de 2017 e será a sexta edição do evento.

Esse evento foi realizado, inicialmente, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza (CE), nos anos de 2007, 2009 e 2011. Em 2013, ocorreu a IV edição, em Presidente Prudente (SP), sob a organização da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e, em 2015, em Belém (PA), pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com diversos apoios financeiros, inclusive do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O evento é bianual e reúne pesquisadores, técnicos, gestores e estudantes nacionais e estrangeiros de diversas áreas da ciência.

O VI Workshop que se realizará entre os dias 11 e 15 de julho 2017, contará com a parceria de diversas universidades brasileiras, estrangeiras e entidades afins, como Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), Associação Nacional de Pós Graduação em Geografia (ANPEGE), Agência Nacional de Águas (ANA), Associação Brasileira de Engenheiros Florestais (ABEF), Instituto Mineiro de Águas (IGAM) e outros. O evento procurará reunir experiências, discussões práticas conceituais sobre o tema, empregando-se a unidade dinâmica da paisagem, ou seja, a Bacia Hidrográfica.

O evento também objetiva criar espaço para que os eixos “desenvolvimento e sustentabilidade” possam dialogar de uma maneira mais harmônica de maneira a apaziguar as demandas sociais com a dinâmica da natureza. Seguindo este viés os participantes do evento buscam inovações para mudanças de condutas e aprimoramento da sustentabilidade nas Bacias Hidrográficas.

Os cinco dias de programação contém minicursos, mesas redondas e debates sobre os seguintes eixos temáticos:

  • Sustentabilidade segurança e resiliência hídrica de bacias hidrográficas

  • Conhecimentos, inovação e tecnologias para sustentabilidade em bacias hidrográficas.

  • Planejamento hidrográfico e hidro geológico em bacias.


A maioria dos temas deste evento estarão também presentes durante o Fórum Mundial da Água, que acontece no Brasil, de 18 a 23 de março de 2018.

0 visualização

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos