top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Engenheiros brasileiros criam aplicativo para evitar desperdício de alimentos

Uma boa parte dos alimentos comercializados em supermercados vai para o lixo depois de vencida sua validade. O novo aplicativo pretende ajudar a diminuir esse desperdício.


Pensando em ajudar a minimizar o desperdício de alimentos, um grupo de engenheiros criou um aplicativo colaborativo que permite oferecer e comprar produtos antes que eles percam a validade. No Brasil, os números com o desperdício com alimentos descartados pela data de validade vencida é imenso.


No aplicativo denominado BestB4 há uma ferramenta de busca que permite procurar um produto pelo nome e localizar ofertas em uma região definida. O preço, a quantidade e, principalmente, a data de vencimento são informados ao usuário para que ele decida se vale a pena fazer a compra.


Este projeto recebeu o apoio da Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e do SEBRAE ao ser premiado durante o Campus Party evento de inovação que aconteceu em São Paulo no início deste ano. Em sua décima edição, o Campus Party se uniu ao Pnud para propor um desafio a seu público: desenvolver soluções tecnológicas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, além de fomentar o empreendedorismo inovador.


O engenheiro Ítalo Alberto Nascimento Souza, de 23 anos, teve a ideia de criar este aplicativo quando fazia compras em um supermercado. Ele conta que ouviu uma conversa dos funcionários do supermercado que lamentavam não levar para casa os produtos próximos à data de vencimento, que logo seriam jogados no lixo. O engenheiro pensou então em criar um aplicativo que ajudasse a evitar este desperdício. Ele então apresentou a ideia a quatro colegas da sua equipe do Big Hackathon e juntos desenvolveram o protótipo. “Há um prejuízo quando um produto é jogado no lixo, pois há gastos na sua produção, na sua embalagem e no seu transporte. Falta uma comunicação entre as partes interessadas para que essa situação mude”, explicou ítalo.


Os criadores do BestB4 já conseguiram a chancela do Pnud e agora buscam recursos para desenvolver a versão comercial do aplicativo.


Desperdício é um problema mundial


O desperdício de alimentos no ocidente tornou-se um assunto importante por causa de suas implicações ambientais e humanitárias. Um relatório no ano passado afirmou que até metade da comida produzida mundialmente foi desperdiçada por causa de métodos ruins na colheita, armazenamento e transporte, assim como pelo comportamento irresponsável de varejistas e consumidores.


O desperdício ocorre de forma diferenciada nos países ricos e nos pobres. Nos ricos, parte dos alimentos vai para o lixo antes do vencimento da data de validade, enquanto nos pobres o desperdício ocorre na fase de produção. Na América Latina, o maior índice de desperdício se dá na produção de frutas e vegetais. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) mais de 40% das frutas e vegetais produzidos são desperdiçados durante o processo de produção, pós-colheita e embalagem.


27 visualizações
bottom of page