Blog da REBOB

ANA faz estudo sobre irrigação de cana e mapeia uso da água

A cultura com maior área irrigada do País é a cana-de-açúcar, com 1,72 milhões de hectares irrigados. O estudo vai ajudar na gestão dos recursos hídricos.


Processo de irrigação em canaviais normalmente causa desperdício de água

A ANA (Agência Nacional de Águas) está promovendo um estudo que vai ajudar no planejamento e gestão de recursos hídricos utilizados na cultura da cana-de-açúcar. A cana é a cultura com maior área irrigada do país, alcançando cerca de 30% do total irrigado. O estudo mostrou que, nas safras 2015/16, foram cerca de 1,72 milhões de hectares irrigados de cana.


Desse total, 45% estão concentrados em são Paulo, 22,3% em Goiás e 19,9% em Minas Gerais. Estes estados juntos respondem por quase 90% da área irrigada no centro-sul do Brasil. O levantamento produzido pela ANA considerou somente os canaviais que apresentaram resposta positiva à irrigação.


A cana-de-açúcar é uma das principais fontes de riqueza agrícola e ocupa uma área de cerca de 10,2 milhões de hectares nos estados sudeste, Centro-Oeste, sul e Nordeste. Além da maior área irrigada e apesar do baixo consumo de água por hectare irrigado dessa cultura, há regiões em que a intensificação da irrigação gera preocupações com a possibilidade de disputas pela água.


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima, para safra de 2016/2017 uma produção de 695 milhões de toneladas de cana, que devem ser utilizadas para produzir 39,8 milhões de toneladas de açúcar e 27,9 bilhões de litros de etanol.


O levantamento também mostrou o déficit de água e permite desenvolver políticas púbicas para aumentar a segurança hídrica da cultura, uma das mais importantes do País, e também garantir o uso múltiplo do recurso, a exemplo do consumo humano e animal.


O problema do déficit ocorre quando a quantidade de água fornecida pelas chuvas é menor do que a quantidade de água que a planta necessita para se desenvolver e produzir. Outro problema levantado foi a enorme insuficiência de água nos canaviais na safra 2015/2016, que superou a média histórica de 2014 e 2015, que se deu por conta da seca na região centro-sul.


O Brasil está entre os dez países com a maior área irrigada do planeta, embora utilize menos de 20% da área potencial. Considerando a importância da irrigação no uso da água e a carência de informações atualizadas, a ANA tem promovido estudos e parcerias para suprir a carência de informações.


Abaixo o link para o estudo denominado “Cana-de-açúcar irrigada na Região Centro-Sul do Brasil.


http://arquivos.ana.gov.br/institucional/spr/_LevantamentoCanaIrrigada_posCE_CEDOC_SemISBN2.pdf


Fonte: ANA - Agência Nacional de Águas

0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page