Blog da REBOB

Beyoncé abraça causa da água potável no Burundi

De acordo com a ONU metade do país africano não tem acesso a água de qualidade


Cerca de metade da população de 10,5 milhões de pessoas do país não tem acesso à água segura para consumo.

A estrela pop Beyoncé anunciou o programa BEYGOOD4BURUNDI, com o Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, para levar água limpa a 500 mil mulheres e crianças da República do Burundi, no continente Africano. Cerca de metade da população de 10,5 milhões de pessoas do país não tem acesso à água segura para consumo. A falta afeta mais mulheres, crianças e, em especial, meninas, provoca desnutrição e aumenta a incidência de doenças. "Quando você dá água limpa e segura, você não apenas dá vida, você dá saúde, uma educação melhor e um futuro melhor", disse Beyoncé, em comunicado durante o anúncio da iniciativa.


Beyonce se junta à UNICEF em projeto para levar água para mulheres e crianças no Burundi.

Beyoncé já vendeu mais de 100 milhões de discos em carreira solo e outros 60 milhões como integrante do grupo Destiny's Child, do qual fez parte até 2006. Nesse sentido, ter Beyoncé associada ao projeto não só garante patrocínio, mas, fundamentalmente, visibilidade à causa da água. Em especial, ao impacto que a ausência da água tem na vida de mulheres e meninas. Em locais onde o acesso ao recurso é limitado, frequentemente cabe a elas buscar o líquido em poços e fontes distantes de casa. Além do desgaste físico tem também a questão do tempo empregado na tarefa, que em alguns casos levam horas.


No Burundi, 2,2 milhões de pessoas gastam cerca de 30 minutos todos os dias para conseguir água limpa já que só 16% tem acesso a saneamento básico. As distâncias percorridas atrás de água no país são de cerca de oito quilômetros.

O projeto BEYGOOD4BURUNDI


Segundo a Organização das Nações Unidas, a primeira fase da parceria inclui a "construção de novos poços equipados com bombas manuais, educação em higiene e melhoria de instalações de água e saneamento nas escolas em quatro regiões prioritárias". As chamadas "regiões prioritárias" são comunidades rurais onde mais de 65% da população usa fontes de água inseguras, crianças cronicamente desnutridas e famílias têm que caminhar longas distâncias para os pontos de recolha de água e as taxas de acesso à água são baixas.


Segundo, Caryl M. Stern, representante do Unicef nos Estados Unidos, a crise global de água é um dos maiores desafios dos tempos atuais, e as crianças do Burundi estão entre as mais vulneráveis. Ainda de acordo com Stern, a parceria entre Unicef e Beyoncé é única porque combina a experiência do Unicef em fornecer água potável a crianças com o poder e a influência do mundo do entretenimento para provocar mudanças sociais.


Conheça mais da iniciativa (em inglês), visitando o site oficial da iniciativa BEYGOOD4BURUNDI. O canal também permite a doação de recursos para o projeto.


Fonte: DINO


0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page