Blog da REBOB

Sua Voz: interação Água e Clima e os impactos na população

A relação entre água e clima e os impactos de eventos extremos na vida das pessoas estão entre as preocupações mencionadas pelos participantes da Plataforma Sua Voz, espaço de consulta e discussão pública online do 8º Fórum Mundial da Água. O aumento da população como um estressor para os sistemas de infraestrutura e do meio ambiente e a necessidade de desenvolvimento de estratégias inclusivas de adaptação às mudanças climáticas também foram mencionadas na sala virtual sobre o tema Clima. Além do Brasil, as contribuições são de cidadãos da Nigéria, Argélia, Madagascar, Índia e México, entre outros.


As contribuições registradas na plataforma Sua Voz serão apresentadas em sessão especial do 8º Fórum Mundial da Água, evento que será realizado de 18 a 23 de março de 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.


A terceira rodada de debates e coleta de sugestões do público ficará aberta até o dia 12 de março e para participar basta fazer o cadastro aqui . A proposta é que os interessados debatam os temas das seis salas virtuais temáticas sobre Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistemas e Finanças e sua relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).


A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável propõe uma ação mundial coordenada entre os governos, as empresas, a academia e a sociedade civil para alcançar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas, de forma a erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.


Na sala de Clima, o ODS 11 (“tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”) e o ODS 13 (“tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos”) estão sendo o foco dos debates.


O brasileiro Mauro Kruter Kotlhar registrou na Plataforma Sua Voz, que “as populações vulneráveis para os impactos adversos de eventos climáticos extremos geralmente são as mesmas já vulneráveis a más condições de saneamento e moradia, além de educação deficiente para gerenciar seus próprios riscos...”. Ele sugere que a comunicação sobre risco deveria ser instrumento melhor qualificado e disseminado nas comunidades, para cidadãos e governantes, para que ocorra mudança de cultura em relação aos riscos associados à água e clima.


O indiano Dr.P.S.Navaraj comentou sobre novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas na Índia para usos relacionados ao tratamento da água ou tratamento de resíduos e sobre as causas e consequências das mudanças climáticas. “Os cientistas nos dizem que a atividade humana, em particular a queima de combustíveis fósseis, provocou o aumento das temperaturas atmosféricas que hoje afetam o ciclo global da água....Temos soluções práticas e de energia limpa para fazer uma transição completa para uma economia de energia renovável e aliviar o peso sobre os oceanos do mundo, comunidades costeiras e áreas propensas à seca”, escreveu.


África


Um dos exemplos dos impactos da escassez de água nas populações e as soluções encontradas podem ser vista na região do Lago Chade. Um dos mais antigos da África, o lago apoia quase 30 milhões de pessoas que vivem no Chade, Camarões, Nigéria e Níger, mas também em outros países vizinhos.


Segundo publicação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), desde o início da década de 1970, o lago Chade perdeu 90% de sua área de superfície original em decorrência do gerenciamento insustentável da água e às mudanças climáticas.


A pressão humana, com aumento da população que se desloca para a região fugindo de conflitos ou da pobreza em seus países de origem, contribui para aumentar a fragilidade do ecossistema e agravar o risco de colapso. Entre as soluções que estão sendo implantadas estão o reflorestamento para restaurar a cobertura da vegetação ao redor do lago, o apoio às iniciativas econômicas das mulheres e ajudar a adaptação das práticas agrícolas às mudanças climáticas. Para saber mais, acesse o conteúdo completo “How to Stop the Decline of Lake Chad?” aqui.


Clima no 8º Fórum


Os mais diversos aspectos da agenda de clima e suas implicações para os recursos hídricos e a população estão na programação de debates do 8º Fórum Mundial da Água, com mais de 15 sessões de apresentações e debates apenas nas sessões dos processos Temático e Regional. A programação do 8º Fórum está disponível aqui


Entre os exemplos de sessões estão “Alimentos, Energia e Água como estratégia de mitigação e adaptação das mudanças climáticas nas Américas: casos e experiências”, “Cooperação internacional como fator-chave para abordar a relação água e clima” e “Segurança Hídrica e Resiliência Climática para o Desenvolvimento Sustentável da África”.


Fonte: 8º Fórum Mundial da Água

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos