O segundo lote de inscrições para o 8º Fórum Mundial da Água foi prorrogado até 5 de março. Os registros podem ser feitos pelo site do evento. Mais de 7,5 mil pessoas de 150 países já confirmaram presença no maior encontro sobre água do planeta.
O 8º Fórum Mundial da Água acontece entre 17 e 23 de março, em Brasília. Contando com a Vila Cidadã, um espaço de entretenimento e educação gratuito e aberto a toda a população, deverão circular pelo Fórum cerca de 45 mil pessoas. Mais de dez chefes de Estado e de governo devem participar do evento.
Além do Brasil, a lista de inscritos inclui países como Austrália, Bélgica, Indonésia, Argentina, Canadá, Moçambique, China, Dinamarca, Japão, França, Palestina, Irã, Iraque, Israel, Itália, México, Portugal, Sérvia, África do Sul, Colômbia, Uruguai, Bolívia, Peru, Etiópia, Estados Unidos e Turquia.
O evento reunirá representantes de governos, empresas, organizações não-governamentais, academia e sociedade civil. O Brasil é o primeiro país do Hemisfério Sul a sediar uma edição do Fórum Mundial da Água.
O Fórum terá mais de 300 sessões temáticas e trará para Brasília os maiores especialistas sobre o tema da água. Na agenda, estão incluídos debates relativos a mulheres, indígenas, diversidade, rios urbanos, agricultura familiar, áreas úmidas, saneamento, mudanças climáticas, energia, entre outros.
A situação da água nas regiões da América, Europa, Ásia e Pacífico, África, Mediterrâneo e Região Árabe também fará parte dos debates.
8º Fórum Mundial da Água
O 8º Fórum Mundial da Água é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).
As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coreia do Sul, 2015).