Sumário da água

Blog da REBOB

Voo de asa delta virtual explora diversidade das águas do Brasil


Voo de asa delta virtual explora diversidade das águas do Brasil

A fila de espera não deixa dúvida: a “Asa Delta” é a instalação mais concorrida entre as nove atividades oferecidas pelo Green Nation. A curiosidade de quem espera pela sua vez é grande. A estudante Letícia Santos Nunes, 9, não sabia exatamente o que iria ver com os óculos de realidade virtual, mas estava empolgada com a oportunidade de conhecer as coisas por um novo ângulo: “Eu nunca voei, já estou com frio na barriga”.


A experiência permite conhecer a diversidade de águas do Brasil em um voo que sai da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, e passa pelas cataratas do Iguaçu, por Manaus, na Amazônia, e pela região de Bonito, no Mato Grosso do Sul.


Reginaldo Barboza, dono da empresa VR MKT, foi o responsável pela captação das imagens e pelo desenvolvimento do filme de três minutos que os visitantes assistem durante a atividade. Ele conta que as imagens foram captadas por um drone, em 360graus, e trabalhadas em um software específico de realidade virtual.


“A ideia geral é mostrar as águas, mas com a emoção do voo de asa delta. Já esperávamos bastante gente, mas estamos batendo recorde”, afirma Barboza.


Por meio de roldanas e cabos de aço, as asas são suspensas a pouca altura do chão, cerca de um metro. A sensação, no entanto, é de um voo real. “Foi emocionante, deu a sensação de estar nos locais mesmo. O Brasil tem muita água”, destacou a dentista Cristina Souza, que fez o voo acompanhada pela filha. Ela disse que achou tudo muito seguro e que valeu a pena enfrentar a fila.


José Afrânio Fernandes é um dos responsáveis pela manutenção e pelo preparo dos óculos de realidade virtual. Ele destaca que não são só as crianças que estão se surpreendendo com a experiência: “Recebemos um senhor de 78 anos ontem. Não importa se é criança, adulto ou idoso, todos ficam vidrados e saem muito alegres”.


O Green Nation é um movimento de conscientização e mobilização da sociedade pela preservação do meio ambiente. A montagem de Brasília é quarta edição do evento. A instalação “Asa Delta” foi concebida especialmente para o Fórum Mundial da Água.

0 visualização