Sumário da água

Blog da REBOB

Fórum Cidadão traz diversos assuntos para diálogo no penúltimo dia do Fórum Mundial da Água


Fórum Cidadão traz diversos assuntos para diálogo no penúltimo dia do Fórum Mundial da Água

Amanhã (22), as atividades acontecerão na Vila Cidadã e no Centro de Convenções


A Vila Cidadã, espaço gratuito do 8º Fórum Mundial da Água, receberá na Arena, a partir das 9h, a Roda de Conversa ‘Gestão Participativas das Águas – o papel dos Organismos das Águas’. A evolução da participação popular na administração e o papel dos organismos de bacias serão motes do diálogo.


Em seguida, às 11h, ‘Água Gestão Comunitária’ falará sobre o papel das comunidades no desenvolvimento regional, sua responsabilidade na gestão das águas e a contribuição para o pleno exercício dos direitos humanos. Ainda sobre comunidades, além de lutar para a preservação de sua cultura, as populações tradicionais são referências em como cuidar do meio ambiente. O tema será abordado às 15h, na Roda de Conversa ‘Populações tradicionais como guardiões da água’.


A última Roda de Conversa, ‘Água na mídia’, será realizada às 16h30. A jornalista Sônia Bridi mediará o diálogo de como as mídias podem trabalhar o tema água, seja na dramaturgia ou nos noticiários.


No Centro de Convenções, o Fórum Cidadão também terá sessões. A partir das 9h, a sessão ‘Mulheres: Perspectivas e desafios’ refletirá acerca do papel das mulheres como um dos grandes grupos da Agenda 21, que possuem funções distintas e complementares quanto ao uso sustentável e igualitário e à gestão dos recursos hídricos.


Às 11h, a sessão ‘Do Conflito à Sustentabilidade: casos que transformaram problemas socioambientais vinculados à água em exemplos de gestão ambiental’ apresentará casos de crises ambientais para identificar e construir processos sociais de situações de conflito.


No período da tarde, às 14h30, ‘Abastecimento público ou privado: barreiras e desafios para tornar realidade os direitos humanos à água e ao saneamento’ pretende refletir sobre como se pode garantir que os incentivos econômicos de entidades públicas ou privadas estejam alinhados com os objetivos e interesses sociais.


Matéria produzida por Priscila Rocha

0 visualização