Blog da REBOB

Assembleia em Marselha elege os novos Governadores do Conselho Mundial da Água para o Triênio 2018/2

Realizou-se no início de dezembro, na cidade de Marselha, França, a Assembleia Geral do Conselho Mundial da Água que teve como pauta a eleição da nova composição de Governadores do Conselho para o triênio 2018/2021 e a definição e aprovação de um Plano Estratégico de Ações deste Colegiado para os próximos anos.

O Conselho Mundial da Água é uma organização internacional criada em 1995 com sede permanente na França e exerce suas atividades como uma plataforma internacional que reúne interessados no tema. Tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos de água para facilitar a conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente da água em todas as suas dimensões com base na sustentabilidade ambiental para o benefício de toda a vida na terra.

O Conselho é composto por representantes de governos, universidades, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema Água. Sua estrutura é constituída por um Comitê Mundial formado por 36 membros Governadores.


Fernando Franco - Karla Bertocco - Paulo Salles - Governadores eleitos no WWC

Na reunião de Marselha, na eleição da nova composição do Conselho para o mandato no triênio 2018/2021, foram eleitos para Governador do Conselho Mundial da Água os brasileiros Paulo Salles (ADASA-Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal), Fernando Rabello Franco (ABAR-Associação Brasileira de Agências de Regulação) e Karla Bertocco (SABESP-Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), sendo que presidência do Conselho foi eleito o Sr. Loic Fauchon da França.


Na ocasião, foram agraciados como Governadores Honorários do Conselho Mundial da Água, os brasileiros Ricardo Andrade (ANA-Agência Nacional de Águas), Ralph Terra (ABDIB) e Lupercio Ziroldo Antonio (REBOB-Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas).

BRicardo Andrade - Ney Maranhao - Benedito Braga - Lupercio Antonio - Marlos de Souza

No que se refere à Assembleia realizada, após intensivo trabalho, debateu-se questões estratégicas para os recursos hídricos tais como: a importância da comunicação no processo de gestão efetiva dos recursos hídricos, o envolvimento da classe política nos processos de decisão, aspectos diversos sobre segurança e governança da água, a interface entre água e alimentação e fundamentalmente o desenvolvimento pelo Conselho de uma liderança perante os vários interlocutores no mundo sobre a temática água.


Segundo o Dr. Benedito Braga, que presidiu por seis anos o Conselho Mundial da Água, a importância deste Colegiado está nas ações que o mesmo desenvolve em todo planeta, debatendo e fomentando boas práticas e soluções para os recursos hídricos sempre levando em conta as carências e necessidades nas regiões mais pobres.


Benedito Braga preside a Assembleia do Conselho Mundial da Água

O Diretor da Agência Nacional de Águas, Dr. Ricardo Andrade destacou a importância da contribuição brasileira para o Conselho, apontando que a realização do 8º Fórum Mundial da Água mostrou o protagonismo que nosso país tem no cenário mundial na temática dos recursos hídricos.


Representando as Associações Civis no Conselho, o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia, Lupercio Ziroldo Antonio enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Conselho Mundial da Água em prol de temáticas importantes como água/alimentação, água/saúde e água/energia e destacou que sempre no centro das ações está o envolvimento de toda a sociedade no processo compartilhado de gestão das águas.


Membros do Conselho presentes na Assembleia

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page