Blog da REBOB

Semente mágica: transformação de água poluída em potável


O projeto utiliza extratos da semente de acácia-branca (Moringa oleifera) para despoluir a água. Essa semente tem propriedades coagulantes que facilitam a purificação de diversos materiais orgânicos presentes na água suja. Ela também reduz a quantidade de microrganismos presentes na solução, tornando a água potável. Pretendemos usar o projeto para levar água potável para comunidades que não têm acesso a ela, não somente no Brasil, mas no mundo todo.


Segundo a ONU, a água poluída mata mais pessoas do que todas as formas de violência, incluindo as guerras. Por isso, queremos usar uma alternativa simples e barata para resolver esse problema.


Com os recentes desastres ambientais na baía do Rio Doce, um problema ficou claro: a poluição da água que muitas pessoas utilizam para subsistência. Contudo, esse desastre foi apenas um caso que mimicou a dura realidade que diversas pessoas vivem. Em muitas regiões, as pessoas consomem água imprópria para consumo, que podem conter não apenas contaminantes químicos, mas também agentes patológicos biológicos.


Quando se pensa em tudo isso, a primeira idéia que nos vem à cabeça é o tratamento da água. O que poderia ser feito para que todos tenham acesso à água potável? Em busca de uma solução para isso, nós pretendemos utilizar a semente de Moringa oleífera, um coagulante natural barato, viável e totalmente biodegradável. Nossa intenção era encontrar a forma mais eficiente de utilização da solução de Moringa oleífera, bem como a sua concentração ótima, de modo a conseguir uma menor cor da água em menor tempo.


Descobrimos que, além de ser um ótimo coagulante, a semente possui também propriedades antimicrobianas, se destacando dos coagulantes inorgânicos, como o sulfato de alumínio, por isso. Chegamos a conclusão de que os extratos da Moringa Oleifera pode tornar a água potável, de maneira tão eficiente quanto usando floculantes não orgânicos, se destacando desses pelo controle de patógenos e pelo baixo custo. Nossa próxima meta é arranjar um meio de aplicação viável do projeto na sociedade, fazendo com que esta se beneficie pelo excelente custo-beneficio da Moringa, além de estar contribuindo para a solução de um dos maiores problemas mundiais atualmente.



Para conhecer mais sobre o projeto Automated Water Management and Monitoring System in Paddy Fields, acesse: https://goo.gl/Xgh8G5



Fonte: Google Science Fair

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page