Blog da REBOB

Igam inicia cadastro de avaliadores para revista técnica


O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) iniciou em 21 de maio o processo de chamada para avaliadores ad hoc que irão compor o órgão científico da Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH). Eles serão nomeados apenas para essa finalidade e serão responsáveis pela análise e emissão de pareceres técnicos relacionados aos artigos científicos, notas técnico-científicas e resenhas críticas na área de gestão de recursos hídricos publicados pela revista. O objetivo do cadastramento é selecionar profissionais com titulação de doutor e significativa produção científica.


A primeira edição da revista tem lançamento previsto para o mês de dezembro de 2019 e terá periodicidade semestral em formato eletrônico, com números publicados nos meses de junho e dezembro de cada ano, sendo disponibilizada no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Busca-se por meio da publicação conhecer e disseminar pesquisas científicas novas e relevantes na área de planejamento e gestão de recursos hídricos, bem como contribuir para o aprimoramento contínuo da execução da Política Estadual de Recursos Hídricos, com bases técnico-científicas, academicamente consolidadas.


Para a editora-adjunta da RMRH, Carinna Gonçalves, a revista será um elo entre o conhecimento científico e a gestão das águas. “Pretendemos com esta iniciativa aprimorar a gestão dos recursos hídricos a partir de sólidas bases científicas. Por meio da publicação poderemos centralizar o conhecimento relacionado ao tema e desenvolver soluções inovadoras para os problemas recorrentes na gestão dos recursos hídricos do estado”, afirmou Carinna.


Para a primeira edição da RMRH estão previstas a publicação de dez artigos científicos, duas notas técnico-científicas e duas resenhas críticas de livros. Serão aceitos trabalhos que discorram sobre temas relativos a recursos hídricos, que abrangem as subáreas de planejamento integrado dos recursos hídricos; instrumentos de gestão de recursos hídricos; tecnologia e problemas sanitários de irrigação; águas subterrâneas e poços profundos; hidrometeorologia; análises qualitativas dos recursos hídricos; análises quantitativas dos recursos hídricos; instrumentos econômicos relativos aos recursos hídricos; sistemas de informação em recursos hídricos; questões sociais relacionadas aos recursos hídricos; regulação do uso dos recursos hídricos; controle de enchentes e de barragens; sedimentologia; gestão pública de recursos hídricos; usos e reuso de recursos hídricos; aproveitamento hidrelétrico de recursos hídricos; direito e normas relativas aos recursos hídricos e temas correlatos.


Os trabalhos serão previamente avaliados pelo Conselho Editorial da revista e, posteriormente, submetidos à arbitragem por pares cegos - double blind review, realizada por, pelo menos, dois avaliadores externos. Havendo divergência de opiniões, será solicitado um terceiro parecer. Os trabalhos submetidos à revista deverão ser encaminhados em dois arquivos distintos, um contendo os dados de autoria e outro anônimo.




COMO CADASTRAR



Os autores interessados em ter seus trabalhos publicados na RMRH poderão encaminhar seus textos até o dia 31 de julho. Os interessados em se cadastrar como avaliadores deverão encaminhar o link do Currículo Lattes, juntamente com a indicação dos temas de interesse dentre os descritos acima. Ambos os contatos deverão ser encaminhados para o e-mail: rmrh.igam@meioambiente.mg.gov.br.


Para saber mais sobre a submissão de artigos acesse a chamada



SISEMA

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page