
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realiza até o dia 31 de julho o projeto Juntos pelo Araguaia Mais Limpo. Além do trabalho de fiscalização e educação ambiental com turistas e ribeirinhos, a expectativa é que sejam distribuídos 40 mil sacos de lixo. O percurso pelo Rio Araguaia abrange os municípios de Aragarças, Montes Claros, Britânia, Jussara, Aruanã, São Miguel do Araguaia e Nova Crixás.
A Semad ampliou o foco de ação no mês de julho, na fiscalização ao desmatamento ambiental e tráfico de animais, coibindo a pesca predatória e caça irregular.
O Juntos pelo Araguaia Mais Limpo tem como objetivo garantir a limpeza das praias e a destinação correta ao lixo produzido nos acampamentos. As prefeituras dos sete municípios abrangidos pelo projeto vão trabalhar na distribuição dos sacos de lixo e recolher os resíduos gerados nos acampamentos. Os turistas são orientados sobre o descarte correto e, em seguida, servidores das prefeituras passam pelos locais recolhendo o lixo e levando o material para centros de triagem e aterros sanitários.
A Semad desenvolve esse trabalho de conscientização nas praias do rio Araguaia em alta temporada há onze anos. Na ação de 2018, foram recolhidas 90 toneladas de lixo em doze acampamentos.