Blog da REBOB

Programa ProComitês: Melhor desempenho de SC é do Sul e contribui para avaliação nacional


O ano de 2019 foi de muitas ações e conquistas para o Comitê da Bacia do Rio Urussanga. Entre elas, destaque para uma certificação anual em âmbito nacional: o Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica (ProComitês). Voltado ao apoio operacional e institucional aos órgãos colegiados, ele é executado por meio de incentivo financeiro vinculado ao cumprimento de metas.


Funcionamento, capacitação, comunicação, cadastro, instrumentos e avaliação são os componentes. Na certificação anual, etapa considerada uma prestação de contas do cumprimento das metas, o desempenho do Comitê da Bacia do Rio Urussanga foi surpreendente. Atingindo 85,42% de desempenho global, o órgão atingiu o maior percentual de Santa Catarina no período por atender as metas pactuadas.


Os números são ainda mais comemorados quando o resultado contribuiu decisivamente para que Santa Catarina não ficasse sem os recursos do programa nesse ano, conforme informou a Agência Nacional das Águas (ANA).


“O resultado no período pode ser considerado como exemplar, pois foi produto do esforço dedicado dos seus representantes, superando adversidades para a obtenção do melhor resultado. A atual SDE/SC enfrentou ao longo de 2018 e 2019 dificuldades financeiras e operacionais em suas ações de apoio aos seus comitês, o que afetou a todos os colegiados, porém o CBH Urussanga soube encontrar meios para manter suas atividades regulares e cumprir o máximo possível das metas previstas nos prazos devidos. Oito dos 16 comitês de Santa Catarina sequer atingiram 50% de desempenho global”, frisa o especialista em Geoprocessamento da ANA e integrante da equipe do ProComitês, Agustin Justo Trigo.


Segundo a ANA, o diferencial do Comitê da Bacia do Rio Urussanga foi o empenho dos representantes em cadastrar informações e manter a documentação obrigatória em dia, inserindo essas informações nos devidos repositórios disponibilizados pela ANA e preenchendo adequadamente as planilhas de Certificação, com o apoio que foi possível obter da SDE/SC.


“O Comitê Urussanga vem trabalhando muito em prol da gestão dos recursos hídricos e essa avaliação no programa ProComitês, sendo a maior do Estado, vem para efetivar o bom trabalho de toda equipe técnica da Associação de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (AGUAR) e Secretaria Executiva do Comitê”, pontua a presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Carla Possamai Della.


Fonte: Comitê da Bacia Urussanga

1 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page