Blog da REBOB

Sabesp e Fapesp abrem inscrições para projetos universitários de pesquisa em saneamento

Qualquer pesquisador de instituição pública ou privada de São Paulo pode submeter propostas até o dia 8 de junho


Foto: Divulgação/ Governo de SP

Estão abertas as inscrições para a terceira chamada de trabalhos do acordo firmado entre Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). São doze grandes temas na área de saneamento e qualquer pesquisador de instituição pública ou privada de São Paulo pode submeter projetos.


As informações podem ser obtidas pela internet. As instituições de pesquisa do Estado ainda podem se associar a universidades de outros unidades da Federação ou até mesmo de outro país. O período de inscrições segue até 8 de junho de 2020.


O objetivo é selecionar e apoiar projetos de pesquisa inovadores e relevantes para o setor de saneamento e fornecer subsídios para que os institutos de pesquisa possam desenvolver os estudos. Entre os temas estão tratamento, destinação e utilização de lodo nas estações de tratamento de água e esgoto, redução de perdas em sistemas de abastecimento de água, economia circular no tratamento de esgoto e eficiência energética.

Critérios


O total de recursos oferecido pela Sabesp e Fapesp para realização das pesquisas é de R$ 18 milhões, sendo R$ 9 milhões de cada instituição. Depois das inscrições, os projetos serão analisados e selecionados quanto ao mérito técnico, científico e relevância.


Na primeira chamada realizada pelo convênio, nove projetos foram concluídos e geraram três pedidos de patentes e um registro de software. Em relação à segunda chamada, dez projetos estão em andamento e, desses, já foram depositados quatro pedidos de patente e um registro de software.


Em geral, os projetos geram protótipos conceituais e, a partir daí, são estudados modelos de negócios de forma a aplicar os resultados no mercado e principalmente para utilização da Sabesp em processos de forma a continuamente melhorar os serviços prestados.


Fonte: Governo do Estado de São Paulo

0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page