Blog da REBOB

Água no campo é foco de capacitação

A forte ligação entre os elementos e a utilização dos recursos hídricos na agricultura motivou a realização da capacitação “O uso da água no espaço rural”, promovida no dia 27 de fevereiro pelos Comitês da Bacia do Rio Urussanga e da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba em parceria com a Epagri. A ação reuniu dezenas de técnicos da Epagri, além de profissionais de setores de agricultura e do meio ambiente dos municípios inseridos nas três bacias hidrográficas.


Uso consciente e racional, preservação e melhor aproveitamento foram alguns dos assuntos abordados. “O ciclo hidrológico precisa circular dentro da propriedade rural e os agricultores podem auxiliar esse processo ao manter as margens dos rios, topos de morros e nascentes preservadas e ao utilizar as águas no processo produtivo com racionalidade. É necessário cuidar da água e pensar nela de forma coletiva para que todos tenham água com quantidade e qualidade”, pontua a técnica em recursos hídricos da AGUAR, Rose Maria Adami.


A intenção da capacitação foi levar conhecimento aos profissionais da área sobre os instrumentos de gestão, principalmente da outorga de direito de uso da água para que possam replicar aos agricultores. Para o engenheiro agrônomo da regional da Epagri, Fernando Preve, os profissionais da Epagri têm uma relação muito forte com solo e água.


“Desde que extensão rural existe esse trabalho é uma das grandes preocupações. Nas práticas agrícolas, no espaço rural, a ligação aparece na questão da mata ciliar, no tratamento de dejetos humanos de animais, entre outros aspectos. A Epagri sendo órgão de governo com assento nos Comitês de Bacias entende ser fundamental permear no corpo técnico essa visão diferente do interesse de cuidar da água”, finaliza.


Fotos: Lucas Renan Domingos


16 visualizações

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos