Blog da REBOB

Uso inovador da água que revoluciona a mineração

Uma abordagem holística da sustentabilidade da água é necessária em uma era de intensificação da escassez de água


Operações de mineração intensivas no consumo de água, como esta planta de processamento de ouro, estão prontas para abordagens inovadoras, como sistemas de circuito fechado.

O crescimento no mercado de tratamento de água e efluentes da indústria de mineração é impulsionado globalmente por uma indústria de mineração que luta pela operação sem água e com maior sustentabilidade. A preocupação sobre onde obter água é inevitável durante um período de recursos esgotados e proliferação de regulamentações, forçando a indústria a buscar estratégias holísticas para sua gestão de água, incluindo reúso e tecnologia da informação e experiência para fazer o melhor uso da água disponível.

Circuito Fechado e Digitalização


Como o nome indica, os processos de etapa única simplesmente usam a água uma vez e depois a descartam, geralmente já usada. Os sistemas de circuito fechado reutilizam a água. A eficiência dos sistemas de circuito fechado é aceita há muito tempo como superior à dos sistemas de etapa única em indústrias que exigem muita água, como o setor de energia termoelétrica. A mineração é outra indústria extremamente intensiva em água para a adoção do reúso de água em circuito fechado.


Da mesma forma, a digitalização dos processos hídricos oferece uma série de benefícios de eficiência e sustentabilidade ao longo do ciclo da água em termos de:


  • Confiança;

  • Monitoramento de eventos em tempo real;

  • Otimização de processos;

  • Demanda química e energética;

  • Atribuição de mão de obra;

  • Experiência do cliente.


Agora, de acordo com a pesquisa de mercado da Frost & Sullivan, o setor de mineração intensivo em água está preparado para adotar amplamente sistemas de circuito fechado e atualizações de tecnologia digital, apresentando não apenas um aumento na melhoria das operações de mineração , mas também importantes oportunidades de crescimento para empresas de tratamento de efluentes que fornecem soluções. A Frost & Sullivan estima que o mercado atual de US$ 4.73 bilhões catapultará para US$ 7.97 bilhões até 2023, impulsionado pela mineração em rede intensiva baseada em parcerias estratégicas com empresas que fornecem tecnologia e suporte para tecnologias de circuito fechado.


Em 2018, a América Latina teve a maior participação de mercado, sendo 32,4%. A Ásia-Pacífico ficou em segundo lugar com 27,4%, e a América do Norte com 21,4%. No entanto, o potencial de crescimento flutuará com a sensibilidade ao ambiente geral de negócios em uma área específica, a transparência da legislação local e o nível atual de adoção de tecnologia na região.

Oportunidades de Crescimento na Gestão Integral da Água das Minas


Na gestão da água das minas, oportunidades para forte crescimento podem ser encontradas em muitas áreas, incluindo as seguintes:


  • Soluções holísticas de dados inteligentes para rentabilidade e sustentabilidade em toda a cadeia de valor da mineração e em colaboração com a experiência para fazer o melhor uso possível;

  • O uso de energia renovável para reduzir o custo operacional da dessalinização;

  • O uso de equipamentos e produtos químicos avançados para alcançar níveis mais altos de tratamento necessários para descarga de líquido zero (ZLD).

Existem também oportunidades significativas de investimento em infraestrutura local, que são alheias às operações de mineração.


A Fluence fornece várias soluções industriais para alcançar o tratamento de águas de mineração em circuito fechado ou ZLD. Eles são diferenciados por unidades de implantação rápida com menor demanda de energia do que os processos tradicionais de tratamento e dessalinização de efluentes.


As unidades Compactas Inteligentes da Fluence podem ser entregues e colocadas em serviço rapidamente com pouca preparação ou construção do local e podem ser movidas de um local de mineração para outro com pouca dificuldade.


Nosso software “Smart Operations” fornece monitoramento remoto em tempo real das instalações e otimização dos custos de operação e manutenção.


A Fluence já realizou o pensamento revolucionário que a Frost & Sullivan exige, com tecnologias maduras previamente projetadas para resolver o que antes poderia ter sido um obstáculo complexo à gestão integral da água de mineração.


Entre em contato com a Fluence para obter mais informações sobre nossas soluções sustentáveis para o setor de mineração.


Fonte: Portal Tratamento de Água

0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page