Blog da REBOB

ESCOLA DA ÁGUA E SANEAMENTO ESTÁ COM 240 ALUNOS ATIVOS NA PLATAFORMA DIGITAL

O lançamento de dois cursos novos e quarentena do coronavírus tem ampliado cadastro de novos ingressantes


A Escola da Água e Saneamento, uma realização do Consórcio PCJ com o apoio da Agência de Bacias PCJ e ARES-PCJ, está com 240 alunos ativos em sua plataforma digital (escola.agua.org.br). Atualmente, estão disponíveis três cursos: Ecoturismo, Água e Saneamento, além do recém lançado, Resiliência aos Eventos Extremos. Na próxima semana, um novo curso ficará disponível com o tema “Os ODS e a Agenda 2030”, que servirá de capacitação também para os participantes do projeto Gota d’Água – 2020.


Cada curso online possui videoaulas específicas e conteúdos complementares para cada uma delas. Ao terminarem as capacitações, os alunos recebem certificados de conclusão.


A Escola da Água e Saneamento nasceu da parceria entre Agência das Bacias PCJ, ARES-PCJ e Consórcio PCJ, com a assinatura do termo de Cooperação Institucional em 28 de setembro de 2018, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, para capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ.


Em seu primeiro ano de atuação, a Escola já formou quatro turmas com seu curso presencial intitulado “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, tendo sido aplicado nas cidades de Americana, Atibaia, Sorocaba e Piracicaba. Somando os alunos dos cursos presencial e online, em 2019, a Escola capacitou quase 300 alunos.


Para a gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, Andréa Borges, investir na especialização na área de recursos hídricos e saneamento é investir num futuro com saúde. “Ao aprimorarmos a técnica das pessoas que atuam nessas duas importantes áreas, estamos melhorando a qualidade da água que vai chegar nas casas das pessoas, e investir em água é investir em saúde”, comenta.


Atualmente, diante da pandemia de coronavírus, novas turmas do curso presencial estão suspensas temporariamente. Já as turmas online estão recebendo cada dia mais inscrições. O número de alunos nesses quatro primeiros meses quase soma o total do ano anterior inteiro, somando as turmas presenciais e virtuais.


Para fazer os cursos online não há prazo de inscrição ou limite de participantes.


Fonte: Agência das Bacias PCJ

30 visualizações

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos