Blog da REBOB

Revistas da ABRHidro: qualidade e avanços


Prática fundamental da vida acadêmica, a publicação técnica científica é capaz de unir estudos e esforços, de embasar novas tecnologias e de alavancar progressos nas mais diversas áreas.


Neste contexto, para divulgar a produção técnica e científica nacional dedicada à melhoria da qualidade dos recursos hídricos, a ABRHidro consolidou uma estratégia ao longo de sua história voltada à comunicação científica através de dois importantes periódicos: (i) RBRH – Revista Brasileira de Recursos Hídricos e; (ii) REGA – Revista de Gestão de Água da América Latina.


“Mesmo com escopo e características próprias e peculiares, as duas revistas primam por padrões focados na excelência editorial e fundamentados em critérios e políticas de ciência aberta (open Science),” destaca o editor-chefe das publicações, professor Adilson Pinheiro, também ex-presidente da Associação.


A RBRH está trilhando os caminhos da internacionalização, com Editores Associados Internacionais e revisores vinculados ao Sistema de controle de revisões Publons, com todo o processo de submissão em Língua Inglesa. A REGA, por sua vez, estrategicamente voltada aos desafios da consolidação da Gestão de Recursos Hídricos como tema técnico-científico e voltada aos problemas nacionais e da América Latina.


A qualidade das publicações garante sua credibilidade e alavanca novos avanços para as revistas, como defende o editor-chefe, professor Adilson Pinheiro. Complementarmente, reforça a missão da ABRHidro em ser porta-voz da publicação científica, reconhecida pela CAPES, pelos pesquisadores, pelas empresas públicas e privadas e demais setores vinculados à área de Recursos Hídricos.


Um esforço adicional tem sido despendido para a “inclusão da REGA junto à Coleção SciELO Brasil. Este processo está em avaliação e temos confiança de que possa ser aceita,” afirma Pinheiro.


As duas revistas trazem uma diversidade do corpo editorial e dos revisores que avaliam os manuscritos submetidos. “Também indicamos aos autores o preprint dos artigos antes de sua publicação oficial. Para isso, é possível usar o servidor SciELO Preprints,” recomenda o editor-chefe.


Hoje, a RBRH e a REGA adotam o processo de publicação contínua. Os artigos são publicados na plataforma das revistas imediatamente após serem aceitos no processo de avaliação. Desta forma, quando encerra o ano, fecha-se o volume de cada periódico. “Procuramos fazer com que o tempo entre a submissão e a publicação do artigo seja o menor possível. A meta da SciELO é que esse intervalo seja inferior a seis meses. É isso que estamos buscando fazer hoje tanto na RBRH quanto na REGA,” destaca Adilson Pinheiro.


Acompanhe as publicações da RBRH e da REGA e encaminhe seus artigos. ACESSE AQUI.



Fonte: ABRHidro

0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page