A CASAN reforça aos moradores do bairro Itinga, em Araquari, que ainda não está autorizada a conexão dos imóveis à rede coletora de esgotos que está em implantação. De forma recorrente a Companhia tem identificado tubulações que estão recebendo esgoto de forma irregular, provocando extravasamentos e mau cheiro na cidade. Somente quando a Estação de Tratamento que vai atender este bairro estiver concluída, e todo o sistema estiver finalizado, os moradores serão orientados a direcionar o esgoto de suas residências ao sistema público de coleta e tratamento.
Neste momento, a ligação dos imóveis à rede de esgoto causa sérios danos ao meio ambiente, gera mau cheiro no bairro e compromete a qualidade de vida de Araquari.
As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário para o Bairro Itinga permitirão a implantação de 2.700 novas ligações e um total de 16 quilômetros de redes coletoras. O esgoto será depurado na nova Estação de Tratamento de Esgotos, que está sendo finalizada.
O investimento da Companhia em sistemas de esgoto no município ultrapassa R$ 20 milhões, sendo que na área Central da cidade a rede já está em operação desde 2018, beneficiando cerca de 2.500 moradores.
Quando o Sistema Itinga entrar em operação, a cobertura em coleta e tratamento de esgoto na cidade será de aproximadamente 34%.
Somente quando toda a rede coletora, as elevatórias e a estação de tratamento estiverem concluídas os moradores serão orientados a fazer a ligação do esgoto de seus imóveis ao sistema público de esgotamento sanitário.
Fonte e fotos: Casan