Blog da REBOB

Força-tarefa multa e lacra saídas de esgoto em Florianópolis/SC

A Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e a CASAN fiscalizaram, em blitz contra esgoto irregular nesta semana, as ligações sanitárias de dezenas de imóveis no Continente e nos bairros Ratones, Pantanal e Itacorubi, na Ilha de Santa Catarina, com 11 indicativos de lacres e uma dezena de multas e intimações.

Textos e Fotos: Floripa Se Liga Na Rede / Projeto Trato Pelo Capivari

Dentre os locais que foram alvo da força-tarefa ao longo da semana, Ratones apresentou situação particularmente grave. Em operação realizada na terça-feira (21/07), cinco casas fiscalizadas na Rua Intendente Antônio Damasco foram flagradas despejando esgoto – sobretudo de tanques e máquinas de lavar – diretamente em córrego d'água nas proximidades. Diante das irregularidades, a Floram emitiu quatro multas por crime ambiental e notificou um dos proprietários, com prazo de 15 dias para regularização. Duas tubulações serão lacradas. Além disso, a equipe identificou, para lacre, mais 4 canos com saídas de esgoto clandestino embaixo de ponte na mesma rua. Uma nova ação da blitz será agendada no bairro do Norte da Ilha, uma vez que há outros imóveis com lançamento direto de esgoto no córrego. A Blitz Sanear – formada por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – deu início aos trabalhos da semana, na segunda-feira (20/07), em imóveis do Continente. Entre o Jardim Atlântico e o Monte Cristo, na Rua Atahulpa de Andrade, a equipe fiscalizou um terreno com 3 casas. Todas apresentavam esgoto conectado à rede pluvial e não possuíam fossa e sumidouro – não há rede ativa no endereço. Além de multa da Floram, dois lacres serão efetuados.

Textos e Fotos: Floripa Se Liga Na Rede / Projeto Trato Pelo Capivari

Por fim, na quarta-feira (22/07), a força-tarefa deslocou-se aos bairros Pantanal e Itacorubi. No primeiro, um imóvel localizado na Rua João Câncio dos Santos, além de não estar ligado à rede coletora, jogava o esgoto dos banheiros na drenagem. A Floram multou o proprietário e requereu a regularização do sistema. Já no Itacorubi, a Casan identificou a necessidade de dois lacres na Servidão Manoel Felipe da Silva: um de tubo com saída na pluvial, outro de imóvel ligado na rede de esgoto inoperante. Na Servidão Afonso Búrigo, os extravasores de fossa de dois condomínios atingiam a rede coletora inativa e a rede pluvial, com lacre da Casan, no primeiro caso, e notificação da Floram, no segundo. Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública. Com mais de 80 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Carianos, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Córrego Grande e Jurerê Internacional.


Fonte: CASAN

0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page