Blog da REBOB

ANA seleciona consultores com conhecimento em Hidrologia e qualidade de água


Até 10 de agosto a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) receberá currículos para duas vagas de consultor. Uma delas será para profissional que produzirá trilha de aprendizagem e material didático no tema Hidrologia e outro que fará o mesmo, mas para a temática Qualidade de Água. Os interessados deverão enviar currículo por meio da página http://eprotocolo.ana.gov.br/default.html, indicando no assunto Edital 05/2020/Projeto 914BRZ2022/UNESCO – Hidrologia ou Qualidade de Água. O resultado da seleção poderá ser acompanhado em https://www.ana.gov.br/programas-e-projetos/.


Para a vaga na temática de Hidrologia, o consultor deve ter nível superior em Engenharia com experiência mínima de dez anos comprovada na área ou em projetos sobre o tema. Segundo o Edital nº 05/2020 do Projeto 914BRZ2022, também é desejável que o profissional possua pós-graduação em área relacionada a Hidrologia, formação complementar em educação e/ou gestão por competências e trilhas de aprendizagem, experiência profissional como instrutor em curso no tema Hidrologia e atuação como produtor de material didático ou outras soluções educacionais no tema. Atuação em entidade ou instituição do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) também é esperada do consultor.


O selecionado terá 210 dias de contrato para entregar cinco produtos. O primeiro deles é um relatório com sistematização, análise e avaliação dos temas e tópicos estabelecidos no Projeto DesenvolveRH para a temática Hidrologia dentro do macrotema Hidrologia e Qualidade de Água, frente às capacidades que precisam ser desenvolvidas pelos atores do SINGREH para as entregas e competências das instâncias colegiada e executiva. O segundo produto que deverá ser elaborado é um relatório com avaliação das soluções educacionais identificadas pela ANA para o tema Hidrologia e indicação dos aperfeiçoamentos necessários.


Outro produto previsto é um relatório com o levantamento das lacunas de soluções educacionais para o tema Hidrologia e proposição das soluções educacionais necessárias para preencher as lacunas levantadas. O consultor também deverá produzir soluções educacionais para o tema Hidrologia. Por fim, o profissional terá que elaborar trilha de aprendizagem para cada ator (função/cargo) nas instâncias colegiada e executiva do SINGREH no tema Hidrologia.


Já para a vaga na temática Qualidade de Água, o consultor deve possuir nível superior completo em Biologia, Engenharia ou Química; assim como deve ter experiência comprovada de pelo menos dez anos ou dez projetos como instrutor no tema. É desejável, ainda, que o profissional possua pós-graduação em área relacionada a qualidade de água, formação complementar em educação e/ou gestão por competências e trilhas de aprendizagem, atuação como produtor de material didático ou outras soluções educacionais no tema Qualidade de Água e atuação em entidade ou instituição do SINGREH.


Também com 210 dias de duração, o contrato prevê cinco produtos a serem desenvolvidos pelo consultor selecionado. O primeiro deles é um relatório contendo sistematização, análise e avaliação dos temas e tópicos estabelecidos no Projeto DesenvolveRH para o tema Qualidade de Água dentro do macrotema Hidrologia e Qualidade de Água, frente às capacidades que precisam ser desenvolvidas pelos atores do SINGREH para as entregas e competências das instâncias colegiada e executiva.


O segundo produto é um relatório com avaliação das soluções educacionais identificadas pela ANA para o tema Qualidade de Água e indicação dos aperfeiçoamentos necessários. Como terceiro produto está previsto um relatório com o levantamento das lacunas de soluções educacionais para a temática e a proposição das soluções educacionais necessárias para preencher as lacunas identificadas. Como quarto produto o profissional deverá produzir soluções educacionais para o assunto. Por fim, o consultor deverá elaborar trilha de aprendizagem para cada ator (função/cargo) nas instâncias colegiada e executiva do SINGREH no tema Qualidade de Água.


Os dois consultores selecionados poderão residir em qualquer cidade do Brasil, mas poderão ter que se deslocar para reuniões em Brasília, onde fica a sede da ANA. Em caso de deslocamento, as diárias e passagens serão arcadas pelo Projeto 914BRZ2022/UNESCO.


Em atendimento ao Decreto nº 5.151/2004, esta contratação acontecerá obedecendo a vedação, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional, da contratação de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como de empregados de suas subsidiárias e controladas.


A exceção é para professores universitários que, na forma da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), estejam submetidos a regime de trabalho que permita o exercício de outra atividade, desde que haja declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem sobre a inexistência de incompatibilidade de horários e de atividades do profissional.



Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5495/5103/5129

0 visualização

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page