Blog da REBOB

Projeto Pipiripau chega às Semifinais de Concurso Internacional


O Projeto Produtor de Água na Bacia do Ribeirão Pipiripau, coordenado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), é semifinalista no concurso internacional "Water ChangeMaker Awards" (Produtores de Mudanças em Relação à Água). O prêmio é promovido pela Global Water Partnership (GWP), com o objetivo de dar visibilidade às organizações que buscam boas práticas e construção de parcerias na solução de questões relacionadas à água, em decorrência das mudanças climáticas. Para o concurso foram habilitados 340 projetos de mais de 80 países.


O prêmio foi lançado em abril deste ano, em meio à crise de saúde global e de incertezas, e tem como objetivo valorizar a promoção de mudanças nas políticas públicas e incentivar a gestão compartilhada dos recursos hídricos. O nome dos finalistas deverá ser divulgado em 15 de outubro e os projetos selecionados serão apresentados na 26ª Conferência de Mudanças do Clima das Nações Unidas (COP26), em Glasgow, Escócia, em novembro de 2021.


O Programa Produtor de Água foi lançado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2001, e implantado em 2011 no Ribeirão Pipiripau. Ele é resultado da parceria da Adasa com 17 instituições e mais de 200 produtores rurais, com o objetivo de minimizar conflitos pelo uso da água na região. Além dos produtores rurais, a bacia abastece mais de 200 mil pessoas das cidades de Planaltina e Sobradinho. O Projeto consiste na adoção de boas práticas agrícolas, na recuperação de áreas degradadas e de estradas e na promoção do uso racional da água, como a recente tubulação do Canal Santos Dumont, em fase de conclusão. O produtor que adotar as boas práticas em sua propriedade é recompensado pelo Pagamento dos Serviços Ambientais (PSA). Para o diretor da Adasa, Jorge Werneck, a parceria, o modelo de governança e as transformações que estão sendo geradas na Bacia do Pipiripau são motivos de orgulho para todos os parceiros do Projeto, e uma experiência de gestão integrada de recursos hídricos a ser compartilhada com todo o mundo. “O reconhecimento de parceiros internacionais é uma grande prova do sucesso do Projeto”, afirmou.

Mais informações sobre o Projeto podem ser acessadas no livro “A experiência do Projeto Produtor de Água na Bacia Hidrográfca do Ribeirão Pipiripau” . Além do Produtor de Água do Pipiripau, a Adasa participa de outro programa selecionado para a fase final de premiação. É o Projeto Monitor de Secas, coordenado pela Agência Nacional de Águas, no qual a Adasa atua como representante do Distrito Federal.


Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) 61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084 aci@adasa.df.gov.br

4 visualizações

Design & Marketing

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos