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Sumário da água

Blog da REBOB

4º Encontro do Gota d’Água debate a força dos podcasts na Educação Ambiental



Evento aconteceu online e abordou modelos de podcasts e formas de uso com alunos em sala de aula


Aconteceu na manhã dessa sexta-feira, dia 02, em ambiente virtual, o 4º Encontro do Projeto Gota d’Água, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental. Na ocasião foram debatidos sobre os possíveis usos dos podcasts como metodologia ativa em sala de aula para proporcionar maior engajamento de alunos com temas mais complexos, como a gestão de recursos hídricos e comitês de bacias hidrográficas.


A apresentação foi realizada pelo gerente de Sensibilização e Comunicação do Consórcio PCJ, Murilo Sant’Anna, em substituição à palestra de Thatyana Ferreira, do Engajamundo, que abordaria a participação dos jovens em coletivos sobre a temática socioambiental, a exemplo dos comitês de bacias, mas não pode participar por motivos particulares de saúde.


Em sua apresentação, o gerente de comunicação do Consórcio PCJ abordou sobre os possíveis formatos de podcasts (mesa redonda, entrevistas, narrações, resumo do dia etc.) e suas aplicações em sala de aulas e em escolas, com a participação dos alunos para a produção de episódios de temas específicos e até mesmo a criação de uma rádio escolar, no qual os estudantes possam expressar seus conhecimentos. A iniciativa faz parte da pesquisa em desenvolvimento para o Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (ProfCiAmb/USP), intitulada “Novas Perspectivas de Educomunicação voltada à Gestão de Recursos Hídricos para Jovens: o Uso de Podcasts”.


“O uso de metodologias ativas em sala de aula busca dar ao aluno mais autonomia no processo de aprendizagem, o que propicia o desenvolvimento colaborativo entre professor e aluno, promovendo maior engajamento, e o uso de podcasts, além de ser o tema de interesse do momento, reúne as características para estimular maior participação em aulas de temas complexos, como a gestão da água”, comentou Sant’Anna em sua apresentação.


Os educadores do projeto Gota d’Água se animaram com a perspectiva de o podcast poder ser utilizado em todos os níveis escolares, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental I e II e até o nível Médio. A recomendação é que com crianças menores os episódios podem ser produzidos de forma narrativa, como conto de histórias, no modelo de “radionovela”, enquanto alunos mais velhos, como os do Ensino Médio, podem fazer uso de modelos de mesa redonda e de entrevistas.


A gerente técnica e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, Andréa Borges, sugeriu o uso de podcasts para levar até os pais um pouco da vivência escolar, com episódios mais curtos, no estilo “Resumo do Dia”, como uma estratégia de unir a escola e o público externo. A ideia de fazer uma rádio da escola também foi apontada. “O universo dos podcasts é amplo e criativo, dando aos professores e alunos uma infinidade de possibilidade de trabalhos em sala de aula que promovam entretenimento com sensibilização”, comentou Andréa.


No encontro foi destacado também a importância de se priorizar a qualidade dos áudios para a produção dos podcasts, destacando para isso a viabilidade de uso dos gravadores de áudios dos celulares e até o uso de aplicativos específicos que permitem gravar, subir áudios, sons, editar e postar em programas de streaming de áudio. Uma sugestão é o Spotify for Podcaster, um aplicativo disponível nas lojas de aplicativos de modelos Iphone e Android, no qual os usuários gravam editam e já publicam automaticamente no Spotífy.


Na ocasião, as educadoras foram convidadas a participarem do curso em podcast que será realizado pelo Consórcio PCJ, no mês de agosto, com a produção de quatro episódios, que serão distribuídos pelo Spotify, semanalmente, com a conclusão do curso na última semana do mês, com a realização de encontro virtual para uma oficina e produção ao vivo de podcast. A intenção é que os educadores produzam o último episódio dessa série, que encerrará o curso.


Durante o encontro, também foram esclarecidas as dúvidas sobre a premiação “Sua Gota faz a Diferença” e os destaques do ano, que terão três categorias: Desenho, Vídeos e Podcasts. O evento foi gravado e está disponível no YouTube do Consórcio PCJ (www.youtube.com/ConsorcioPCJ)


O próximo encontro do Projeto Gota d’Água será presencial no dia 07 de julho, na Casa + Sustentável, na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP). Em breve serão enviados os convites com mais detalhes e informações.


Sobre o Projeto Gota d’Água


O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas por ano participam das ações do projeto nas Bacias PCJ.


Sobre o Consórcio PCJ


O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas, que tem como objetivo a recuperação dos mananciais de sua área de abrangência.


Fonte: Consórcio PCJ

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