top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA debate cumprimento das metas de universalização do saneamento básico em evento de balanço dos cinco primeiros anos do novo marco legal do setor

  • amandachicattomkt
  • 20 de jun.
  • 2 min de leitura

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) esteve presente no evento Cinco Anos do Novo Marco Legal do Saneamento – Avanços e Desafios para Atingir a Universalização, promovido pelo GRI Club em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O evento aconteceu em São Paulo em 17 de junho e contou om as participações da diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez da Cruz Rios, como palestrante, e do superintendente adjunto de Regulação de Saneamento Básico, Alexandre Anderáos, como moderador de painel. 


Rios foi uma das palestrantes da abertura do evento, que abordou o tema Novo Marco do Saneamento – Como Garantir Cumprimento das Metas até 2033? Além da diretora-presidente da ANA, participaram do debate a superintendente da Área de Soluções para Cidades do BNDES, Luciene Machado; a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa; do secretário adjunto de Infraestrutura Social e Urbana do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Manoel Machado Filho; e da diretora-executiva da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDON), Christianne Dias.


Já o superintendente adjunto de Regulação de Saneamento Básico da ANA moderou a discussão com o tema Drenagem Urbana e Resiliência – Qual o Caminho para Estruturar e Regular? O debate contou com as participações da CEO do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto; da diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Grupo Águas do Brasil, Marilene Ramos; do diretor de Relações Institucionais da Aegea Saneamento, Rogério Tavares; do diretor de Inovação, Parcerias e Novos Negócios do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Porto Alegre, Matheus da Rocha; e do representante da Corporação Internacional de Finanças (IFC na sigla em inglês) Fernando Camacho.



ANA e o marco legal do saneamento básico


Com o novo marco legal do saneamento básico, Lei nº 14.026/2020, a ANA recebeu a atribuição regulatória de editar normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, que incluem: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.



A mudança busca uniformizar as normas do setor para atrair mais investimentos para o saneamento, melhorar a prestação e levar à universalização desses serviços até 2033. Para saber mais sobre a competência da ANA na edição de normas de referência para regulação do saneamento, acesse a página www.gov.br/ana/assuntos/saneamento-basico


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Comentários


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page