top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA debate disponibilidade e escassez de água no Brasil em simpósio global na Espanha sobre soluções voltadas para água e energia


O diretor interino da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Marcelo Medeiros participa do 2º Simpósio Global sobre Soluções Sustentáveis ​​Voltadas para Água e Energia: Rumo a uma Economia Verde, que acontece em Madri, Espanha, entre 12 e 15 de junho. Medeiros fez apresentação nesta quarta-feira, 12, com o tema Água: Disponibilidade versus Escassez durante o primeiro painel da sessão Acesso Sustentável à Água e Sistemas Hidroenergéticos Integrados.


Em sua palestra, Marcelo Medeiros destacou o impacto das mudanças climáticas na segurança hídrica e energética do Brasil, a ascendente urbanização nacional e a demanda por água no País, que deve aumentar 42% até 2040 com o crescimento demográfico. Somente com as secas de 2023, o diretor interino explicou que cerca de 11,3 milhões de brasileiros foram impactados pelo fenômeno.


Medeiros também apresentou o cenário da gestão de recursos hídricos no País e como se dá a atuação da ANA nesse contexto sobretudo a partir da emissão de outorgas de direito de uso de recursos hídricos, cujo cumprimento é fiscalizado pela agência reguladora. Outro ponto abordado por Marcelo foi o monitoramento de rios e reservatórios realizado pela instituição, assim como os termos de alocação de água emitidos para 156 sistemas de água locais. 


O dirigente falou, ainda, sobre o Monitor de Secas, coordenado pela ANA e que conta com participação de órgãos dos 26 estados e do Distrito Federal no acompanhamento da seca no Brasil em diferentes níveis de intensidade: fraca, moderada, grave, extrema e excepcional. Marcelo Medeiros apresentou outros temas relacionados à atuação da Agência, como a emissão de declarações de escassez hídrica, o estabelecimento de salas de crise para situações de cheias e secas, entre outros temas. 


A participação da ANA no evento fortalece a representação da agência reguladora no cenário internacional, promove o intercâmbio técnico e institucional, fortalece a cooperação com organismos do Sistema das Nações Unidas e a parceria bilateral com a Espanha a partir da abordagem de temas como gestão de recursos hídricos, economia circular e mudanças climáticas. 


O evento iniciou com uma sessão de abertura institucional seguida por diversas conferências e painéis que abordam desde o acesso à água até a governança e cooperação internacional. Nos próximos dias, o 2º Simpósio continuará com sessões focadas em economia circular, sistemas inovadores de digitalização e desenvolvimento sustentável.


Estagiária Luíza Valadares sob supervisão de Raylton Alves


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

14 visualizações

Comments


bottom of page