top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA debate segurança hídrica e sustentabilidade no 1º Fórum Nacional de Governança e Desenvolvimento Metropolitano


A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28 de junho, do 1º Fórum Nacional de Governança e Desenvolvimento Metropolitano, representada pelo diretor interino Marco Neves. Realizado pela Prefeitura de Curitiba, pelo Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba (IMAP) e pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC); o evento aconteceu no Salão de Atos do Complexo do IMAP em Curitiba (PR), Paraná.  


Marco Neves participou do Painel 2 – Segurança Hídrica e Sustentabilidade. Também estiveram presentes no debate sobre o tema representantes da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Minas Gerais. 


O diretor interino da ANA abordou boas práticas que a Agência vem implementando na temática de segurança hídrica e sustentabilidade, como a elaboração de normas de referência para o setor de saneamento básico, o Programa Produtor de Água, as alocações negociadas de água em ambientes urbanos, o fomento à prática do reúso urbano de água, entre outras ações que contribuem para o desenvolvimento de cidades sustentáveis. 


Neves também falou sobre os desafios relacionados à água em territórios metropolitanos. “Nesse contexto a gestão de recursos hídricos deve estar consciente de que os impactos sobre os recursos hídricos são majorados pela concentração populacional, as perdas nas redes de distribuição de água, os baixos índices de tratamento de efluentes domésticos a falta de coordenação institucional para a implementação de políticas públicas hidrossustentáveis e os desafios do ordenamento territorial; pressionando os mananciais urbanos de abastecimento humano – superficiais e subterrâneos – por conta da demanda superlativa por água”, ressaltou o diretor interino. 


O 1º Fórum foi promovido com o objetivo de reunir gestores público, privados, e de entidades empresariais, com foco de atuação em áreas metropolitanas brasileiras que abrigam mais de 1 milhão de habitantes. Nesse sentido, o evento buscou estimular a troca de experiências replicáveis que visem ao bem-estar social por meio de programas, projetos, ações e políticas públicas transformadoras nos eixos de segurança hídrica, segurança alimentar e nutricional, habitação, governança, mobilidade e planejamento urbano, turismo, desenvolvimento econômico, sustentabilidade e inovação. 


Texto da estagiária Cássia Trindade com revisão de Raylton Alves 

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

7 visualizações

Comments


bottom of page