ANA discute desafios e oportunidades no mercado internacional da água no 14º Congresso da Associação Espanhola de Dessalinização e Reutilização
- amandachicattomkt
- 26 de jun.
- 2 min de leitura

A diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Veronica Sánchez da Cruz Rios, participou em 24 de junho, terça-feira, do 14º Congresso da Associação Espanhola de Dessalinização e Reutilização (AEDyR). O evento está sendo realizado em Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha, até o dia 26 de junho.
O 14º Congresso da AEDyR é um dos maiores eventos europeus na temática de dessalinização e reutilização de água e tem o intuito de promover conhecimentos técnicos entre líderes e especialistas do setor da água, com foco para a discussão acerca das inovações, pesquisas e desenvolvimentos nos campos de dessalinização, reutilização e tratamento da água.
A diretora-presidente Veronica Rios foi convidada para participar da Mesa Redonda 1: Desafios e Oportunidades no Mercado Internacional da Água. Na ocasião foi debatido o contexto global marcado pela escassez hídrica e pela necessidade de soluções sustentáveis visando à perspectiva institucional e estratégica. Representantes do Peru, Chile e Espanha também fizeram parte da mesa e esse intercâmbio foi ressaltado pela dirigente da Agência. “A minha participação foi junto com outros colegas da América Latina, que têm projetos de dessalinização e de reúso, com o objetivo de mostrar as oportunidades e também de investimentos no Brasil nessas áreas”, enfatizou a diretora-presidente da ANA. "
Em sua fala, Veronica Rios, destacou, ainda, a referência que a Espanha representa e os projetos que a América Latina tem desenvolvido nas temáticas de dessalinização e reúso de água. “Nesse congresso, a ideia é trocar experiências e trazer as informações sobre as novas tecnologias que vêm sendo desenvolvidas para melhorar a qualidade da água, tanto a água dessalinizada como a água de reúso, seja industrial, seja água de reúso de estações de tratamento de esgoto. E também as nossas tecnologias em termos de redução tanto de insumos, como a energia que é o principal insumo para esses serviços”, analisou a dirigente.

Ao longo do 14º Congresso, temas como eficiência energética e sustentabilidade, papel da dessanilização e reutilização no planejamento hidrológico, integração de energias renováveis, dessalinização e otimização energética, reutilização de água e valorização de efluentes, entre outros assuntos serão discutidos.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Comments