top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA e CBH PPA discutem alocação de água do Sistema Hídrico em reunião no Vale do Açu


A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó–Piranhas–Açu (CBH PPA), realizou nesta quarta-feira, dia 03 de julho, uma importante reunião para discutir a alocação de água do Sistema Hídrico Armando Ribeiro Gonçalves e Mendubim. O evento ocorreu no Auditório da UERN – Campus Avançado de Assú/RN, situado na Rua Sinhazinha Wanderley, nº 871 – Centro de Assú/RN.


O encontro contou com a presença de diversos membros do comitê e da diretoria-colegiada, além do secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do RN, Paulo Varela, o diretor-presidente do IGARN, Paulo Sidney, e o diretor-técnico Procópio Lucena. Representantes do DNOCS, CAERN, prefeituras, câmaras municipais, sindicatos rurais, usuários de recursos hídricos, irrigantes e a sociedade em geral também participaram.



Ricardo Ramalho, presidente do CBH PPA, destacou a importância da presença do comitê na região do Vale do Açu, que representa cerca de 25% do PIB do estado do Rio Grande do Norte. Ele enfatizou a necessidade de conhecer os problemas locais e intermediar negociações com órgãos regulatórios e usuários para solucionar demandas urgentes.


Paulo Varela, secretário da Semarh, ressaltou que a reunião de alocação sintetiza os instrumentos de gestão hídrica ao reunir governo, usuários e sociedade civil para decidir, democraticamente, o uso das águas no próximo ano.


Flávia Barros, superintendente de fiscalização da ANA, enfatizou a importância da participação dos usuários e da sociedade na gestão dos recursos hídricos para garantir uma administração eficaz e conjunta.


Paulo Sidney, diretor-presidente do IGARN, comentou sobre a complexidade da gestão dos recursos hídricos, mesmo com o reservatório apresentando uma boa capacidade. Ele destacou a necessidade de incrementar a água para finalidades produtivas, o que será possibilitado pelo Sistema Oiticica a partir do próximo ano.


Os trabalhos foram conduzidos pelo especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA, Edgar Banks, que informou que, devido à melhora nas condições do reservatório desde a crise hídrica, todos os usos outorgados poderão fazer 100% de suas captações sem restrição alguma este ano, sendo esse o grande destaque da reunião. A reunião reflete o compromisso das autoridades e da sociedade em buscar soluções sustentáveis e eficientes para a gestão dos recursos hídricos na região, promovendo um diálogo aberto e democrático.


Fonte: CBH PPA

17 visualizações

Comments


bottom of page