top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA participa da 13º Cúpula Mundial de Inovação em Tecnologia da Água em Londres


A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participa da 13º Cúpula Mundial de Inovação em Tecnologia da Água, realizada em Londres, Inglaterra, em 20 e 21 de fevereiro. A plenária de abertura do evento abordou o pensamento sistêmico para melhorar a sustentabilidade em bacias hidrográficas e contou com a participação da superintendente de Regulação de Saneamento Básico da ANA, Cíntia Leal.


Durante a plenária, foi discutida como a abordagem de pensamento sistêmico pode ser utilizada para melhorar a gestão das bacias hidrográficas e aumentar a resiliência à medida que os fenômenos meteorológicos extremos se intensificam. Também foram abordadas quais são as principais barreiras enfrentadas pelos serviços públicos e formuladores de políticas quando se envolvem na colaboração intersetorial para a gestão da água.


A pauta teve debates sobre como podem ser melhorados os esforços de colaboração entre agências governamentais, instituições de pesquisa e empresas tecnológicas para garantir que o pensamento sistêmico acelere a implementação de inovações tecnológicas. Outros temas levantados foram exemplos de iniciativas bem-sucedidas que alavancaram o pensamento sistêmico para impulsionar avanços tecnológicos para a melhor sustentabilidade das bacias hidrográficas. O painel de abertura contou, ainda, com a participação de representantes do Reino Unido e de Singapura.


Essa missão internacional da ANA acontece no contexto do Protocolo de Intenções assinado entre a Agência e a Embaixada do Reino Unido no Brasil, com objetivo de amplificar a agenda técnica internacional voltada para a gestão de recursos hídricos e regulação da prestação dos serviços de saneamento básico. Também participam da delegação o coordenador de Regulação Tarifária, Renê Gontijo, e a especialista em políticas públicas e gestão governamental Tauana Monteiro.


A agenda da missão inclui uma reunião com a Autoridade Reguladora dos Serviços de Água na Inglaterra e no País de Gales (OFWAT na sigla em inglês); uma visita técnica à Anglian Water, empresa de água responsável pelo abastecimento de parte leste da Inglaterra; e uma agenda institucional com ao Autoridade de Infraestrutura e Projetos (IPA na sigla em inglês), órgão do Reino Unido que cuida da estruturação de projetos de infraestrutura, incluindo o saneamento básico. A equipe da ANA ainda realizará reuniões com a Welsh Water, empresa de saneamento básico do País de Gales, e com o Natural Water Resources, órgão regulatório responsável por administrar os recursos hídricos de Gales.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5129/5495/5103


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

18 visualizações

Comments


bottom of page