top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA participa dos Diálogos Regionais da Água na América Latina e Caribe realizados na Costa Rica


A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participa da 4º edição dos Diálogos Regionais da Água na América Latina e Caribe 2024: Rumo ao Fórum Mundial da Água 2024, realizados em San José, Costa Rica, de 11 a 13 de março. A Agência está sendo representada pela diretora-presidente interina, Ana Carolina Argolo; pelo coordenador de Regulação de Usos em Sistemas Hídricos Locais, Bruno Collischonn; e pela assessora especial Internacional, Gisela Forattini.


Os Diálogos Regionais da Água 2024 são organizados pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) e são realizados na sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) na capital costarriquenha. O objetivo do evento é promover, em um contexto regional, o intercâmbio de experiências técnicas para estimular boas práticas e impulsionar os resultados do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 6 (ODS 6) na região.


O evento aborda a Agenda Regional de Ação para a Água, com ênfase em água e agricultura, além de discutir e compartilhar um informe resumido da posição regional com objetivos e desafios sobre recursos hídricos na América Latina e Caribe, no contexto da preparação dos países para o Fórum Mundial da Água 2024, o qual será realizado em Bali, Indonésia, entre 18 e 25 de maio.



A agenda da delegação da ANA no evento contou com a participação da diretora-presidente interina Ana Carolina Argolo como painelista da sessão Água e Desenvolvimento Produtivo, realizada nesta segunda-feira, 11 de março.  A sessão teve como objetivo destacar a centralidade e relevância da gestão da água nos processos produtivos e comerciais, com abordagem sobre novas oportunidades para a inserção do setor privado, assim como a incorporação de práticas inovadoras e novas tecnologias.


Já o coordenador Bruno Collischonn participará da sessão Valorização da Água na Região: Progressos e Desafios, nesta quarta-feira, 13 de março. Esse painel terá como objetivo apresentar os avanços da iniciativa de valoração da água na região com ênfase no compartilhamento de projetos exitosos, discussão da complexidade da governança da água e as implicações das mudanças climáticas para promover o uso sustentável da água.


Além da programação oficial do evento, a diretora-presidente interina e assessora especial Internacional da ANA realizarão reuniões paralelas com representantes de países da América Latina e Caribe, além de organismos internacionais com os quais a Agência está discutindo instrumentos de cooperação internacional. São os casos do Chile, Colômbia, Peru e República Dominicana; além do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Conferência de Diretores Iberoamericano da Água (CODIA).


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

28 visualizações

Comentários


bottom of page