Agência prorroga seleção de organização para exercer função de secretaria executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema
Foi prorrogado para 20 de outubro, uma sexta-feira, o prazo para o envio das propostas pelas proponentes para seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para exercer a função de secretaria executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema). Conforme o edital de Chamamento Público da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), entidades privadas sem fins lucrativos, definidas pelo Artigo 2º da Lei nº 13.019/2014; sociedades cooperativas; e organizações religiosas podem participar desse processo por meio do Portal Transferegov, https://portal.transferegov.sistema.gov.br/portal/home, com código do Programa 4420520230001.
Após o recebimento das propostas, a Comissão de Seleção instituída pela ANA selecionará, entre 23 e 27 de outubro, uma organização da sociedade civil para exercer as atribuições previstas no edital. O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em 30 de outubro. Tanto a homologação quanto a publicação do resultado definitivo da seleção estão previstas para acontecer em 27 de novembro.
Com essa iniciativa, a ANA visa a fornecer estrutura e apoio institucional ao CBH Paranapanema, de forma a permitir que o colegiado delibere sobre temas relevantes para a bacia hidrográfica. Além disso, a instituição atuará na implementação das ações de comunicação e mobilização social para estimular a participação da sociedade em assuntos pertinentes à bacia hidrográfica do rio Paranapanema.
A OSC escolhida também deverá instalar o Escritório de Apoio ao Comitê, onde será a sede do colegiado. Atualmente o Escritório está localizado em Marília (SP). No entanto, a diretoria do Comitê poderá definir outra cidade localizada na bacia como sede do CBH Paranapanema.
As ações previstas no contexto do Termo de Colaboração a ser celebrado entre a ANA e a OSC selecionada incluem: montagem de estrutura física e de pessoal para o Escritório de Apoio; realização de ações para o funcionamento do Comitê; e auxílio para implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranapanema (PIRH Paranapanema).
O apoio ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema é atualmente prestado por meio do Termo de Colaboração nº 001/2017/ANA, firmado entre a ANA e a Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (ABHA Gestão de Águas), que possui vigência até 14 de dezembro de 2023.
Bacia do Paranapanema
O rio Paranapanema nasce na Serra Agudos Grandes, em Capão Bonito (SP) e percorrer 929 km até desaguar no rio Paraná. O curso d’água é usado para abastecimento, irrigação, navegação, geração de energia hidrelétrica, criação de peixes, lazer, entre outros usos. Mais do que uma divisa entre Paraná e São Paulo, o rio Paranapanema é um eixo de integração entre duas regiões homogêneas em termos de identidade social, cultural e econômica.
A bacia do Paranapanema abrange o sul de São Paulo e o norte do Paraná com uma área de aproximadamente 106 mil km², 247 municípios (115 em São Paulo e 132 no Paraná) e população de aproximadamente 5 milhões de habitantes. As atividades econômicas principais da bacia hidrográfica são a indústria, agropecuária e serviços.
CBH Paranapanema
O CBH Paranapanema foi instituído por Decreto Presidencial s/n, de 5 de junho de 2012, e instalado em 6 de dezembro de 2012 quando ocorreu sua 1ª Reunião Extraordinária. Ao fim de 2016, o CBH Paranapanema aprovou o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Unidade de Gestão de Recursos Hídricos Paranapanema (PIRH Paranapanema), que contou com a inovação de estimular uma maior participação social na sua construção. Em 2021, o PIRH Paranapanema passou por revisão, para adequação do Plano de Ações e Investimentos e, dessa forma, dar início ao 2º ciclo de sua implementação, que teve início em 2022 e se estenderá até 2026.
A composição diversificada e democrática do CBH Paranapanema contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia hidrográfica tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.
Estagiária Gabi Siqueira sob supervisão de Raylton Alves
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Comments