top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

ANA publica revisão do Plano de Gestão Anual 2025 para o Projeto de Integração do Rio São Francisco

  • amandachicattomkt
  • 20 de mar.
  • 3 min de leitura
Canal do Projeto de Integração do Rio São Francisco em Pernambuco - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA
Canal do Projeto de Integração do Rio São Francisco em Pernambuco - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

No Diário Oficial da União desta terça-feira, 18 de março, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) publicou a Resolução nº 246/2025, que aprova o Plano de Gestão Anual (PGA) referente a 2025 para o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), contendo a programação de bombeamento e fornecimento de água bruta aos estados receptores: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O documento já está em vigor e revoga a Resolução ANA nº 226/2024.


A revisão teve como objetivo retirar as restrições impostas pelo §3º do art. 8º da Resolução ANA nº 168/2023, permitindo a entrega de água aos usuários do PISF para outras finalidades além de consumo humano e dessedentação animal. Isso foi possível a partir da assinatura dos contratos de prestação do serviço de adução de água bruta do PISF entre a União, por intermédio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e os quatro estados receptores das águas do empreendimento.


A Resolução nº 246/2025 também contém uma alteração solicitada pelo Ceará para liberação de águas provenientes de sua bacia de contribuição, entre os meses de março e junho, na tomada d’água de uso difuso (TUD) do reservatório de Porcos.


As vazões mínimas e máximas (médias mensais) disponibilizadas aos beneficiários do PISF tanto no Eixo Norte quanto no Eixo Leste em 2025 constam do Anexo I da Resolução ANA nº 246/2025. Já o Anexo II do documento contém condições e padrões operacionais com as vazões mínimas médias mensais de bombeamento simuladas para este ano. O documento publicado traz, ainda, disposições que buscam auxiliar na operacionalização dos termos do PGA.


As operadoras estaduais poderão solicitar à operadora federal do PISF – o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional – vazões superiores às previstas como vazão mínima média mensal no PGA 2025. Nesse caso deverão ser respeitadas as vazões máximas médias mensais previstas no Plano de Gestão Anual e a capacidade operacional do sistema.


Caso seja necessária uma revisão do PGA 2025, esse pedido deverá ser solicitado ao Conselho Gestor do PISF (CGPISF), que convocará reunião para o 15º dia do mês para apreciação, ou em data subsequente, desde que seja justificada a alteração pelo presidente do Conselho.


Segundo o documento publicado hoje, as tarifas para este ano e o valor total a ser pago por cada estado receptor, referente ao serviço de adução de água bruta do PISF, serão objeto de resolução específica a ser editada.


O PISF 


O objetivo do PISF é levar água do rio São Francisco a 12 milhões de pessoas em 390 municípios no Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte – estados historicamente vulneráveis à seca. O Projeto também visa a beneficiar 294 comunidades rurais às margens dos canais. O empreendimento abrange a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 28 reservatórios, quatro túneis, nove subestações de energia elétrica em alta tensão e 270 quilômetros de linhas de transmissão. O Eixo Leste passa por Pernambuco e Paraíba, enquanto o Eixo Norte pode atender municípios dos quatro estados receptores das águas do PISF.


No Eixo Norte, as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco passam pelos seguintes municípios: Cabrobó, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante, em Pernambuco; Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro, no Ceará; São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras, na Paraíba. Já no Eixo Leste, o empreendimento atravessa os municípios pernambucanos de Floresta, Custódia, Betânia e Sertânia; e a cidade paraibana de Monteiro.


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

2 Comments


E aí, pessoal! Também curto muito ler coisas interessantes no tempo livre, mas confesso que ultimamente tenho buscado algo mais empolgante. Descobri que com o roobet código promocional dá pra começar a jogar no Roobet Casino com algumas vantagens bem legais, tipo cashback na primeira semana e sorteios semanais. Isso deixa tudo menos arriscado e bem mais divertido. Fora que o site aceita cripto e tem uma pegada moderna e segura. Alguém aqui já testou?

Like

Foi muito interessante ler essas informações. No meu tempo livre, costumo ler artigos úteis, mas gostaria de fazer algo mais emocionante. Talvez alguém saiba onde você pode jogar jogos de azar?

Like
FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page