Nesta terça e quarta-feira (18 e 19 de abril) a equipe da Apac recebe as oficinas do Progestão, com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA.
O evento aconteceu no auditório Pirapama na sede Administrativa da Compesa com participação de toda diretoria e gerências da Apac, além de Renata Rozendo Maranhão e Elmar Andrade de Castro, representantes da ANA.
O objetivo da agenda é fortalecer a intencionalidade de trabalhar com os Comitês de Bacias Hidrográficas, fazer com que a Política Nacional de Recursos Hídricos seja cada vez mais participativa, avaliar as metas do ciclo 3 do Progestão e pactuar próximas metas, perspectivas e desafios para os próximos anos.
A presidente da Apac, Suzana Montenegro falou um pouco sobre a gestão do programa, a ouvidora da Apac e ponto focal do Progestão, Patrícia Veras, explicou a dinâmica do programa, principais críticas e sugestões para melhoria do procedimento de planejamento e acompanhamentos coordenados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.
Todos os presentes puderam ponderar melhorias relacionadas as variáveis mais desafiadoras e principais desafios para o alcance das metas.
O professor da UFPE e membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Anderson Paiva falou sobre o olhar do CRH sobre as dinâmicas do Progestão.
⯑⯑♀️O que é o Progestão? - é um programa de incentivo financeiro, com o princípio de pagamento por alcance de metas definidas entre a ANA e as entidades estaduais, com base em normativos legais.
Fonte: APAC-PE
Comentários