top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Aridiano Belk, do Comitê do Baixo Jaguaribe, é reeleito como Coord. Geral do Fórum Cearense de CBHs

Aridiano Belk, do Comitê do Baixo Jaguaribe, é reeleito como Coordenador Geral do Fórum Cearense de CBHs



Aridiano Belk, membro do CSBH do Baixo Jaguaribe, foi reeleito como Coordenador Geral do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas nesta terça-feira (24), em Fortaleza.


Também participaram da reunião pelo Comitê o presidente, Luiz Felipe Sousa, e a vice, Elídia Matos, que fez parte da Comissão Eleitoral.



Na pauta, foi realizada a eleição e posse da nova Coordenadoria do Fórum, indicações para compor a Secretaria Nordeste do Colegiado Coordenador, representante suplente junto ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA), e também para representantes titular e suplente junto ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH).


Composição atualizada


Apenas uma chapa se candidatou para a eleição da Coordenação do Fórum Cearense, com mandato de 2023 até 2025. Sua estrutura proposta à plenária foi a seguinte:

  • Coordenador Geral: Aridiano Belk de Oliveira (Membro do CSBH Baixo Jaguaribe; Instituição: Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas)

  • Coordenadora Adjunta: Keila Aragão Fernandes (Presidenta do CBH do Coreaú; Instituição: Associação Lagoa dos Bitonhos)

  • Secretário Geral: Francisco Teobaldo Gonçalves Marques (Presidente do CBH Sertões de Crateús; Instituição: Associação dos usuários de Água do Açude Carnaubal).

  • Secretário Adjunto: Raimundo Wellington Lino dos Santos (Membro do CBH Litoral; Instituição: 6ª Cres de Itapipoca – Secretaria de Saúde do Estado)


Da esquerda para a direita: Wellington, Teobaldo, Aridiano e Keila

Dentre as principais propostas da chapa estão: ampliação dos espaços de participação do Fórum, em colegiados e grupos de trabalho; alinhamento com os CBHs das pautas discutidas no Fórum Nacional; estratégias para ampliar a discussão do protagonismo feminino na gestão de recursos hídricos no estado do Ceará, etc.


A votação por contraste foi aberta e, sem nenhum voto contrário, a chapa foi eleita e empossada.


Colegiado coordenador do Fórum Nacional


Em seguida, foi definido o representante do Fórum Cearense para a Secretaria do Nordeste no colegiado coordenador do Fórum Nacional de CBHs, que irá organizar vários encontros pelo Brasil para discutir a gestão participativa dos recursos hídricos.



Por unanimidade, a titularidade ficou com o Secretário do Comitê da Sub-bacia do Médio Jaguaribe, Lourivan Miranda, substituindo Flaviana Guimarães, presidente do colegiado.


Conselho Estadual de Recursos Hídricos


Além disso, a plenária escolheu suas novas representações para a cadeira no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH). Sem objeções, Rosângela Teixeira, presidente do CSBH do Alto Jaguaribe, foi votada como a Titular, e João Marcelo Alves, presidente do CBH do Acaraú, será seu suplente.


Conselho Estadual de Meio Ambiente


Também foi designada uma suplente para a vaga do Fórum no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), conquista recente do colegiado. A vice-presidente do Comitê do Curu, Conceição Gomes, aceitou a missão e agradeceu ao colegiado pela oportunidade. Carlos Mariano, presidente do Comitê das Bacias da RMF, permanece como o Titular para a cadeira.



Ao final das definições, todos os 12 Comitês tiveram espaço para apresentar suas agendas de atividades para os próximos meses e compartilharam seus votos para um ano de fortalecimento da gestão de recursos hídricos do Ceará.



Fonte: BACIA DO BAIXO JAGUARIBE

25 visualizações

Comments


bottom of page