Blog da REBOB

Atuante na gestão dos recursos hídricos, Comitês PCJ comemoram 27 anos

Aniversário de instalação do CBH-PCJ foi celebrado na última quinta-feira, 18 de novembro



São 27 anos de luta pela água atuando na gestão dos recursos hídricos. Os Comitês PCJ atingiram essa marca nesta quinta-feira, dia 18 de novembro, aniversário de instalação do mais antigo dos seus três colegiados: o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), o comitê paulista.


Os Comitês PCJ encararam a crise hídrica como oportunidade e buscaram soluções inovadoras e criativas para garantir a continuidade do desenvolvimento sustentável das Bacias PCJ com melhoria da qualidade de vida da sua população.


Os outros dois colegiados que integram os Comitês PCJ fizeram aniversário em março deste ano. O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) completou 17 anos e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1), o comitê mineiro, 12 anos.


Os três colegiados são as instâncias máximas para a tomada de decisões sobre a gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ. Juntos fazem história na gestão dos recursos hídricos das Bacias PCJ, com inúmeras conquistas e desafios. Um dos maiores desafios é a implementação do Plano de Recursos Hídricos das Bacias PCJ 2020-2035, cujas ações começam a ser colocadas em práticas a partir de agora


As Bacias PCJ abrangem 76 municípios (71 paulistas e cinco mineiros). Os Comitês PCJ são compostos por representantes dos Governos Federal, dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, dos municípios, usuários dos recursos hídricos e da sociedade civil. Sua gestão é descentralizada e participativa, e busca a convergência de decisões como forma de garantir o desenvolvimento e a continuidade da gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ.


A região das Bacias PCJ é habitada por cerca de 5,7 milhões de pessoas e responde por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e por 14% do PIB do Estado de São Paulo. A Agência das Bacias PCJ, entre outras funções, atua como braço executivo dos Comitês PCJ e foi criada há 11 anos, em novembro de 2009.


Ao longo desses 27 anos, Os Comitês PCJ indicaram 729 empreendimentos, num total de investimentos de quase R$ 740 milhões, tendo contribuído, principalmente, para o aumento do nível do tratamento dos esgotos urbanos e para a redução das perdas de água nas redes de distribuição de água, além de inúmeros trabalhos de planejamento e monitoramento dos recursos hídricos desenvolvidos nas Bacias PCJ.


Fonte: Agência das Bacias PCJ


6 visualizações

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

Design & Marketing Digital

Criatividade Coletiva - Inteligência de Marketing para Eventos
  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page