Consulta aborda o prognóstico da bacia e propõe a cenarização
de diferentes situações para os próximos anos
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) realizará consultas públicas para a elaboração do prognóstico da bacia que integrará o novo Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH Paranaíba). A bacia do Rio Paranaíba cobre partes de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, e atende cerca de 12 milhões de habitantes, o CBH Paranaíba busca envolver amplamente a sociedade civil, usuários de recursos hídricos, setores estratégicos, organizações públicas e privadas para estruturar um planejamento eficiente e participativo dos recursos hídricos da bacia.
A consulta aborda o prognóstico da bacia e propõe a cenarização de diferentes situações para os próximos anos. Essa fase é crucial para entender as possíveis demandas de água e conflitos potenciais, permitindo ao Comitê construir alternativas que busquem harmonizar a disponibilidade hídrica com as necessidades de cada setor. Além disso, nesta etapa do desenvolvimento do PIRH Paranaíba serão definidas as vazões de entrega e o estabelecimento de parâmetros de qualidade da água e os usos previstos para cada trecho de rio para compor o enquadramento dos rios da bacia.
Participação e apoio para divulgação.
Para garantir uma ampla participação, o CBH Paranaíba busca o apoio das organizações parceiras para a divulgação do formulário de consulta pública nas redes sociais, websites, grupos de WhatsApp e canais institucionais. Em comunicado, o Comitê destacou a importância da colaboração para alcançar um público amplo, que inclui comitês afluentes, prefeituras, associações de usuários, ONGs, federações da indústria e agropecuária, sindicatos e empresas do setor de abastecimento e geração de energia, entre outros.
O CBH Paranaíba convida a todos para contribuir com essa etapa e construir juntos um futuro sustentável para a Bacia do Rio Paranaíba.
Para sua organização, avisamos que o formulário tem 8 questões e leva cerca de 20 minutos para responder.
Vamos começar?
O formulário estará disponível para responder até o dia 07/11/2024 às 17h
Fonte: IGAM
Comments