top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

CBH Rio das Velhas lança cartilha sobre importância do rio para a segurança hídrica da RMBH



O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) lançou uma cartilha digital voltada à importância do Rio das Velhas para a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Organizada em 34 páginas e valendo-se de recursos multimídia, como vídeos e podcasts, a cartilha conta com oito tópicos estruturantes, que apresentam a temática e desdobram-se sobre conceitos relacionados à dinâmica dos sistemas de abastecimento da capital, às pressões e ameaças sobre o rio, que é responsável por cerca de 40% deste abastecimento, e também às ações do Comitê em relação à segurança hídrica da capital.


A cartilha detalha o panorama atual da questão do abastecimento, que lida, por exemplo, com a expansão imobiliária e com a perda de 40% da superfície de água na bacia, nas última três décadas. Além disso, a peça destaca uma série de ações encampadas pelo CBH Rio das Velhas com vistas à vigilância constante em relação ao abastecimento da capital mineira e de sua região metropolitana.


Alguns exemplos dessas ações são a criação, em 2013, do Grupo Gestor de Vazões do Alto Rio das Velhas (Convazão) e a aplicação dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água em projetos voltados à conservação e produção de água, à recuperação hidroambiental e no apoio e assessoramento para que municípios desenvolvam Programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).


Para saber mais, confira a cartilha na íntegra, em sua versão digital:


Cartilha Rio das Velhas e a Segurança Hídrica da RMBH - 24 mar
.pdf
Fazer download de PDF • 2.24MB

Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social


Fonte: CBH Rio das Velhas

3 visualizações

Comments


bottom of page